📱 O WhatsApp é o campeão de popularidade quando se trata de comunicação no Brasil, então por que não aproveitar essa oportunidade e usá-lo como uma poderosa ferramenta de vendas? 💡
O WhatsApp é a ferramenta de mensagens mais utilizada no Brasil há alguns anos e faz parte de nossa rotina de diversas maneiras.
Alguns iniciam o dia enviando mensagens inspiradoras para seus grupos de família, outros mantém contato apenas com amigos distantes através do aplicativo e alguns usam-no para impulsionar seus negócios e divulgar seus trabalhos.
Falando especificamente sobre empresas, especialmente pequenas e médias empresas, o contato através do WhatsApp é o que permite que muitos negócios iniciantes alcancem clientes e negociem vendas sem o custo de criar uma loja virtual ou manter uma equipe de atendimento.
No entanto, isso não significa que o “zap”, como é carinhosamente conhecido aqui, deva ser eternamente um canal paralelo ou apenas para atendimentos rápidos.
Assim como aconteceu com o telefone, é hora de profissionalizar o uso do WhatsApp em seu processo de vendas e realmente obter vantagens disso.
O WhatsApp tem o potencial de aproximar um contato que poderia ser percebido como frio e padronizado através de outros meios, como e-mail.
Ele também permite ganhos de produtividade e escala, pois o mesmo vendedor pode dar atenção a vários clientes por mensagem enquanto aguarda uma resposta, o que é impossível pelo telefone.
Além disso, o aplicativo gera uma grande quantidade de dados que podem ser medidos e utilizados na gestão comercial, como o volume de atendimentos por dia, a velocidade do primeiro contato e o tempo médio de resposta.
As mensagens também são um registro instantâneo das negociações.
Por isso, vender através do WhatsApp não precisa ser algo improvisado ou temporário, ou restrito apenas para empresas iniciantes.
O aplicativo pode ser, sim, um canal de vendas como qualquer outro e está se desenvolvendo cada vez mais nessa direção.
Você sabia sobre o lançamento da funcionalidade de pagamentos via WhatsApp? Pois é!
Trabalhar no WhatsApp precisa ser eficiente.
Afinal, você tem muitos contatos para compartilhar uma informação.
Imagine a dificuldade de enviar uma mensagem personalizada para cada usuário.
Para facilitar sua rotina, foi criada a opção no leadlovers para envio automatico.
Ela aumentará sua produtividade, pois permite enviar uma única mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo.
Na prática, você adiciona os números dos seus clientes e envia a mensagem como se estivesse enviando para um grupo no WhatsApp.
O melhor é que seus clientes receberão mensagens individuais, como se cada frase tivesse sido pensada especificamente para eles.
Outros benefícios são:
Para aumentar o número de contatos, você pode divulgar o seu número de WhatsApp na assinatura de e-mails marketing, informar aos clientes em cada reunião ou atendimento e instalar um plugin no seu site para que os usuários possam ser direcionados imediatamente para o número da sua empresa.
Uma empresa não pode simplesmente limitar-se a anunciar seus produtos e serviços no WhatsApp!
Não, não!
Temos que ir além disso, temos que investir no coração das coisas: o Marketing de Conteúdo.
Ele é a chave para atrair e envolver nossa audiência, oferecendo conteúdos valiosos e relevantes, que geram valor para as pessoas e que fazem as pessoas olharem para nossa marca com bons olhos.
É com o Marketing de Conteúdo que construímos confiança e criamos uma relação duradoura com nossos clientes, aumentando as vendas, preparando-os para a compra e tornando o pós-venda muito mais fácil.
Imagine, se você tem uma loja de tênis, você pode compartilhar dicas incríveis para cuidar dos seus tênis, como guardá-los, como limpar e como conservá-los para sempre.
O conteúdo pode ser compartilhado em diferentes formatos, como fotos, vídeos, infográficos e até áudios.
Com o tempo, seu engajamento aumentará e, se o cliente gostar do conteúdo, a confiança na sua marca também aumentará.
Então, vamos lá, vamos investir no coração das coisas e ver o sucesso chegar!
Isso é possível com o Leadlovers por exemplo.
Ah, o consumidor adora receber mensagens objetivas e curtas, então se você for mandar áudio, vá direto ao ponto!
Evite mandar conteúdos que sejam mais longos do que um minuto, pois o cliente pode ficar impaciente.
Mas, em momentos mais complexos, ligue para o cliente e responda a sua pergunta, pois uma mensagem pode ser interpretada de várias maneiras.
Lembre-se, sua mensagem para o cliente não precisa ser sempre formal, dependendo do assunto e do seu mercado de atuação, use uma linguagem mais descontraída.
E se o seu público for mais descolado, invista nos emojis para se aproximar ainda mais do seu consumidor!
Um fluxo de cadência é como um jogo de xadrez, onde cada movimento é planejado para aproveitar ao máximo as oportunidades de transformar um potencial cliente em um lead quente!
Esses movimentos variam dependendo da sua oferta e do seu público-alvo.
Enquanto um prospect é como um peão, que tem potencial de se tornar uma peça forte, o lead já mostrou interesse e está pronto para ser convertido em negócio.
E para tornar esse jogo ainda mais eficiente no whatsapp, existem diversos canais que você pode utilizar, para complementar o numero de contato com cliente desde o simples até o sofisticado.
O objetivo é aumentar as chances e a velocidade de contato com potenciais clientes.
Mas, é preciso utilizar estratégia ao invés de simplesmente inundá-los com mensagens e abordagens em todos os canais.
É importante ter uma ordem e lógica para sua cadência de contato para que ela seja realmente eficaz.
Usar processos completamente manuais pode levar a perda de oportunidades e esquecimento de contato.
Portanto, é recomendável usar fluxos de cadência semiautomatizados, onde é possível programar algumas ações, como disparo de e-mails, usando um CRM para organizar e programar as atividades manuais.
Isso permite gerar um volume alto de prospecção com intervalos pré-definidos, enquanto também permite personalizar as ações manuais, como ligações e outros follows.