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Home Vendas

Indicador para o e-commerce: saiba mais!

by Victor Peixoto
1 de maio de 2022
in Vendas
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indicador para o e-commerce

Indicador para o e-commerce

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Se você está inserido no mercado digital com certeza já se perguntou: qual o indicador para e-commerce? 

Primeiramente preciso te dizer: o mercado digital é um dos que mais cresce no país atualmente!

Oferecer seu serviço/produto de forma online é quase que recurso obrigatório para os empreendedores que desejam se destacar no mercado! 

Além disso, cerca de 61% dos consumidores brasileiros afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos, segundo a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. 

Ou seja, além de estar no mercado digital, oferecer um atendimento humanizado e de qualidade é extremamente necessário.

Sendo assim, vamos às dicas! 

1.º indicador para o e-commerce — Tempo para atendimento!

Antes de tudo é preciso estabelecer que o tempo para o primeiro atendimento é vital quando se fala de lojas online.

A maioria dos clientes atualmente busca por empresas com atendimento ágil e métodos simplificados.

Um contato realizado através de uma ligação telefônica para a central de atendimento deve ter um tempo de primeira resposta mais rápido do que um e-mail, ou uma resposta no WhatsApp, por exemplo.

2.º indicador para o e-commerce — Número de chamados resolvidos! 

Desde já é preciso esclarecer que isso aqui é vital para saber a saúde do seu e-commerce.

Por mais que as pessoas sejam atraídas por benefícios o que as fazem permanecer é qualidade da resolução dos problemas.

Para além do número de chamados abertos, metrificar qual a qualidade da resolução dos problemas é extremamente necessário para poder descobrir os motivos de evasão e insatisfação com sua empresa.

Por exemplo, caso o objetivo do cliente seja realizar uma troca de um produto ou um reembolso (caso se enquadre nessa categoria), e após o contato feito com sua equipe ele foi orientado (e o problema resolvido) esse chamado pode ser dado como encerrado.

Além disso, hoje em dia existem chatbots, que podem auxiliar no processo de triagem dos chamados e também qualificar a satisfação dos clientes com pesquisas após o encerramento da conversa.

3.º indicador para o e-commerce — Nível de satisfação dos clientes!

Do mesmo modo, esse tópico pode ser um dos mais importantes a ser considerado.

Atualmente, a reputação digital das empresas têm cada vez mais se tornado relevante.

Ou seja, entender o quão feliz seu cliente ficou após uma tentativa de solução de problemas é algo que todo empreendedor de sucesso deve fazer.

Pois, esse dado revela o quão suscetível esse cliente está para indicar sua empresa ou serviço a outros.

Nesse sentido, existem duas formas  de mensurar o nível de satisfação do cliente: 

O NPS = Net Promoter Score (NPS)

O cliente recebe uma escala de 0 a 10 com a seguinte pergunta:

Qual a probabilidade de você recomendar a empresa X para um amigo ou parente?

Conforme a nota concedida pelo cliente, ele pode ser classificado como promotor, neutro ou detrato:

Escala de NPS https://www.jivochat.com.br/blog/marketing/nps-o-que-e.htmlS, fonte: JIVO CHAT

Escala de NPS, fonte: JIVO CHAT

O cálculo final da métrica do NPS é baseado na porcentagem de clientes promotores subtraída pela porcentagem de clientes detratores. 

  • 0 ou negativo: Ruim
  • De 0 e 49: Razoável
  • 50 e 74: Ótimo
  • Entre 75 e 100: excelente.

CSAT =  Customer Satisfaction Score 

Antes de tudo, tenho que estabelecer a diferença entre às duas métricas, o CSAT é mais específico sobre o atendimento prestado, voltado para medições internas.

Ou seja, a pergunta chave feita é:

Quão satisfeito você está com o atendimento recebido?

As respostas podem ser aplicadas com uma nota entre 1 e 10 ou 1 e 5. 

Além disso, em alguns casos vemos apenas as opções “positiva” e “negativa”. 

Na escala de 1 a 5, é frequente a utilização das seguintes alternativas:

  • 5: Totalmente satisfeito
  • 4: Satisfeito
  • 3: Indiferente
  • 2: Pouco satisfeito
  • 1: Totalmente insatisfeito

O resultado dessa métrica é a porcentagem de avaliações positivas em comparação com o todo. 

No caso das avaliações de 1 a 5, por exemplo, as avaliações positivas seriam as notas 4 e 5 que correspondem a “Satisfeito” e “Muito satisfeito”.

Conclusão

Esse foi só um apanhado geral, invista sempre em conhecimento e tente ao máximo melhorar a experiência do usuário.

Foque em treinar sua equipe de suporte e melhore sua capacidade de navegação, ninguém gosta de atrasos ou lentidão.

No mais, tenha sempre em mente que o mercado não espera ninguém, busque sempre se aperfeiçoar e conhecer as dores do seu público.

Gostou desse artigo? 

Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!  

Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.

Autor

Victor Peixoto

Victor Peixoto é um empreendedor visionário, movido pela paixão por inovação, negócios e o desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma trajetória marcada por conquistas e aprendizados no mundo empresarial, ele se especializou em estratégias de vendas, liderança e construção de marcas de sucesso.
peixotos.victor@gmail.com

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Primeiramente preciso te dizer: o mercado digital é um dos que mais cresce no país atualmente!

Oferecer seu serviço/produto de forma online é quase que recurso obrigatório para os empreendedores que desejam se destacar no mercado! 

Além disso, cerca de 61% dos consumidores brasileiros afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos, segundo a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. 

Ou seja, além de estar no mercado digital, oferecer um atendimento humanizado e de qualidade é extremamente necessário.

Sendo assim, vamos às dicas! 

1.º indicador para o e-commerce — Tempo para atendimento!

Antes de tudo é preciso estabelecer que o tempo para o primeiro atendimento é vital quando se fala de lojas online.

A maioria dos clientes atualmente busca por empresas com atendimento ágil e métodos simplificados.

Um contato realizado através de uma ligação telefônica para a central de atendimento deve ter um tempo de primeira resposta mais rápido do que um e-mail, ou uma resposta no WhatsApp, por exemplo.

2.º indicador para o e-commerce — Número de chamados resolvidos! 

Desde já é preciso esclarecer que isso aqui é vital para saber a saúde do seu e-commerce.

Por mais que as pessoas sejam atraídas por benefícios o que as fazem permanecer é qualidade da resolução dos problemas.

Para além do número de chamados abertos, metrificar qual a qualidade da resolução dos problemas é extremamente necessário para poder descobrir os motivos de evasão e insatisfação com sua empresa.

Por exemplo, caso o objetivo do cliente seja realizar uma troca de um produto ou um reembolso (caso se enquadre nessa categoria), e após o contato feito com sua equipe ele foi orientado (e o problema resolvido) esse chamado pode ser dado como encerrado.

Além disso, hoje em dia existem chatbots, que podem auxiliar no processo de triagem dos chamados e também qualificar a satisfação dos clientes com pesquisas após o encerramento da conversa.

3.º indicador para o e-commerce — Nível de satisfação dos clientes!

Do mesmo modo, esse tópico pode ser um dos mais importantes a ser considerado.

Atualmente, a reputação digital das empresas têm cada vez mais se tornado relevante.

Ou seja, entender o quão feliz seu cliente ficou após uma tentativa de solução de problemas é algo que todo empreendedor de sucesso deve fazer.

Pois, esse dado revela o quão suscetível esse cliente está para indicar sua empresa ou serviço a outros.

Nesse sentido, existem duas formas  de mensurar o nível de satisfação do cliente: 

O NPS = Net Promoter Score (NPS)

O cliente recebe uma escala de 0 a 10 com a seguinte pergunta:

Qual a probabilidade de você recomendar a empresa X para um amigo ou parente?

Conforme a nota concedida pelo cliente, ele pode ser classificado como promotor, neutro ou detrato:

Escala de NPS https://www.jivochat.com.br/blog/marketing/nps-o-que-e.htmlS, fonte: JIVO CHAT

Escala de NPS, fonte: JIVO CHAT

O cálculo final da métrica do NPS é baseado na porcentagem de clientes promotores subtraída pela porcentagem de clientes detratores. 

  • 0 ou negativo: Ruim
  • De 0 e 49: Razoável
  • 50 e 74: Ótimo
  • Entre 75 e 100: excelente.

CSAT =  Customer Satisfaction Score 

Antes de tudo, tenho que estabelecer a diferença entre às duas métricas, o CSAT é mais específico sobre o atendimento prestado, voltado para medições internas.

Ou seja, a pergunta chave feita é:

Quão satisfeito você está com o atendimento recebido?

As respostas podem ser aplicadas com uma nota entre 1 e 10 ou 1 e 5. 

Além disso, em alguns casos vemos apenas as opções “positiva” e “negativa”. 

Na escala de 1 a 5, é frequente a utilização das seguintes alternativas:

  • 5: Totalmente satisfeito
  • 4: Satisfeito
  • 3: Indiferente
  • 2: Pouco satisfeito
  • 1: Totalmente insatisfeito

O resultado dessa métrica é a porcentagem de avaliações positivas em comparação com o todo. 

No caso das avaliações de 1 a 5, por exemplo, as avaliações positivas seriam as notas 4 e 5 que correspondem a “Satisfeito” e “Muito satisfeito”.

Conclusão

Esse foi só um apanhado geral, invista sempre em conhecimento e tente ao máximo melhorar a experiência do usuário.

Foque em treinar sua equipe de suporte e melhore sua capacidade de navegação, ninguém gosta de atrasos ou lentidão.

No mais, tenha sempre em mente que o mercado não espera ninguém, busque sempre se aperfeiçoar e conhecer as dores do seu público.

Gostou desse artigo? 

Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!  

Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.

Autor

Victor Peixoto

Victor Peixoto é um empreendedor visionário, movido pela paixão por inovação, negócios e o desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma trajetória marcada por conquistas e aprendizados no mundo empresarial, ele se especializou em estratégias de vendas, liderança e construção de marcas de sucesso.
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