Todo empreendedor já passou por situações onde se viu buscando formas de negociar melhor!
Sejam com clientes, fornecedores, parceiros…
Sendo assim, como você lida com esse tipo de demanda? No dia a dia de sua empresa você considera ter um bom desempenho em negociações?
Se sim, a melhoria é contínua, leia esse texto para se aperfeiçoar, se não, já aproveita a leitura para identificar pontos de melhoria!
Primeiramente, no mundo atual as pessoas estão cada vez mais com o tempo escasso.
Ou seja, planejar suas vendas garante que seu produto/serviço encontre o público ideal, como gestor seu papel é identificar as melhores oportunidades para seu cliente fechar a venda.
Além disso, seja pragmático, separe um dia na semana ou um horário diariamente para falar com seus contatos “quentes” e reunir informações chaves.
Nome, perfil, interesses, dores, dados sobre a empresa (no caso de vendas B₂B)… Tudo isso pode te ajudar a ser mais assertivo ao longo das tratativas.
Antes de tudo, pensar nas objeções é algo que todo empreendedor de sucesso deve fazer.
Analisar quais os entraves, possíveis argumentações do cliente e do seu público-alvo na totalidade evita que você seja pego desprevenido.
No caso de uma venda, fica muito fácil compreender como isso funciona.
Ao chegar a uma loja para comprar um smartphone, por exemplo, é lógico pensar supor que um cliente possa reclamar sobre os seguintes pontos antes de fechar a venda:
Todavia, cabe ao negociador já se preparar para responder essas questões.
Primeiramente, você sabe o que é venda consultiva? A venda consultiva é uma abordagem onde o vendedor atua também como um consultor.
Ou seja, mais do que falar diretamente sobre seus produtos e serviços, os vendedores estão abertos a ouvir e apresentar sugestões inteiramente contextualizadas para atender à necessidade dos clientes.
Primordialmente, é muito importante desenvolver a escuta ativa — onde você escuta mais do que fala — para ter boas negociações.
Nesse sentido, bons negociadores sabem extrair as informações necessárias do cliente sem forçarem um diálogo e ainda de quebra são atenciosos com a clientela.
Além disso, essas três coisas devem ser observadas:
De antemão, numa apresentação você deve ser claro em mostrar qual a sua proposta de valor com relação ao que é ofertado.
Além disso, seus clientes querem algo que os atraia, resolva seus problemas e tenha um baixo custo, bons negociadores sabem usar as qualidades do seu produto/serviço para produzir e agregar valor.
Ao ouvir seu cliente ou cliente em potencial, busque compreender qual a sua real necessidade para, então, identificar de que forma a sua solução pode ser relevante.
No mais, tenha sempre em mente que o mercado não espera ninguém, busque sempre se aperfeiçoar e melhorar suas técnicas de negociação.
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