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Home Vendas

Como Criar Metas? 04 Passos Simples

by Victor Peixoto
15 de abril de 2022
in Vendas
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como criar metas

ilustração: como criar metas

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Para criar boas metas você precisa de: definir o objetivos, as prioridades, ter uma boa comunicação das metas e analisar os indicadores chaves.

Primeiramente, num mercado competitivo (como se encontra o país atualmente) ter a noção de como criar metas é vital para se desenvolver de forma estável e segura.

Sendo assim, as organizações que desejam crescer e se manter competitivas, precisam antes de tudo, definir objetivos claros!

Além disso, o planejamento é algo que ajuda a metrificar a qualidade do trabalho e o nível de foco que será exigido em cada tarefa. Auxiliando também no processo de eliminar metas inalcançáveis ou irreais.

Então, vamos às dicas! 

1 — Defina os objetivos!

Primordialmente, o que deve ser feito é entender a direção para onde deseja ir!

Ao definir seus objetivos você pode usar algumas estratégias e técnicas, um das mais famosas e utilizadas pelo mercado é a SMART, onde seu objetivo deve ser:

  • Specific (Específica) — O que você alcançará com as metas? Por que é importante? Quais e como serão as ações para executá-las? Aqui é o momento de ser específico.
  • Mensurable (Mensurável) — Aquilo que não pode ser medido, não deve ser colocado. Entender o que será realizado e o tempo de retorno é essencial; 
  • Attainable (Atingível) — embora precise ser desafiadora, a meta também deve ser possível de ser alcançada. 
  • Relevant (Relevante) — Esse objetivo faz sentido? Ele se integra à realidade da sua empresa? Ele terá um impacto real no dia-a-dia da empresa? Faz sentido, pensando na cultura do negócio? 
  • Time-Based (Temporal) — Prazos são vitais para garantir que o planejado seja feito. Além disso, o tempo de cada tarefa determinará a produtividade da equipe.

2 — Como criar metas? — Priorize!

Logo após definir seus objetivos você deve priorizar o que irá fazer.

Avalie cada ponto que listou e entenda quais são suas tarefas urgentes a serem feitas.

Ou seja, um novo negócio deve priorizar aumentar sua base de clientes e fidelizar seu público, enquanto uma grande iniciativa deve buscar inovar e expandir seus investimentos.

Além disso, não é preciso renunciar a nada, basta colocar os prazos de acordo com as necessidades.

3 — Alinhe sua comunicação interna!

Antes de tudo, preciso te dizer que independente de quão bem definidas suas metas sejam, se sua equipe não acreditar nelas com você — será em vão. 

Empreendedores de sucesso entendem o peso que um time coeso e bem treinado pode fazer no fim do mês.

Ao definir suas metas é vital que você consiga transmitir aos seus colaboradores o “porquê” daquelas escolhas.

Além disso, é importante identificar quais aspectos estão limitando o potencial de crescimento do seu empreendimento e buscar maneiras de minimizá-los. Isso ajudará, ainda, a evitar desperdícios — de tempo e de recursos — e distrações.

4 — E última dica sobre como criar metas: Defina e analise indicadores-chave de desempenho (KPIs) 

Primeiramente, aqui é onde você mensura e analisa suas metas eficientemente.

Para ter um planejamento eficiente é preciso acompanhar a realização das tarefas e lapidar suas estratégias de acordo os resultados obtidos.

Além disso, não conduza isso de maneira “cega”, use essas métricas:

  • ROI (Retorno Sobre o Investimento); 
  • TIR (Taxa Interna de Retorno); 
  • Taxa de Churn (evasão de clientes); 
  • Margem líquida e bruta de lucro; 

Além dessas, dependendo da realidade do seu negócio, você pode usar outras métricas, vale a pena a ajuda de um especialista nesse quesito!

Gostou desse artigo? 

Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!  

Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.

Autor

Victor Peixoto

Victor Peixoto é um empreendedor visionário, movido pela paixão por inovação, negócios e o desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma trajetória marcada por conquistas e aprendizados no mundo empresarial, ele se especializou em estratégias de vendas, liderança e construção de marcas de sucesso.
peixotos.victor@gmail.com

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Para criar boas metas você precisa de: definir o objetivos, as prioridades, ter uma boa comunicação das metas e analisar os indicadores chaves.

Primeiramente, num mercado competitivo (como se encontra o país atualmente) ter a noção de como criar metas é vital para se desenvolver de forma estável e segura.

Sendo assim, as organizações que desejam crescer e se manter competitivas, precisam antes de tudo, definir objetivos claros!

Além disso, o planejamento é algo que ajuda a metrificar a qualidade do trabalho e o nível de foco que será exigido em cada tarefa. Auxiliando também no processo de eliminar metas inalcançáveis ou irreais.

Então, vamos às dicas! 

1 — Defina os objetivos!

Primordialmente, o que deve ser feito é entender a direção para onde deseja ir!

Ao definir seus objetivos você pode usar algumas estratégias e técnicas, um das mais famosas e utilizadas pelo mercado é a SMART, onde seu objetivo deve ser:

  • Specific (Específica) — O que você alcançará com as metas? Por que é importante? Quais e como serão as ações para executá-las? Aqui é o momento de ser específico.
  • Mensurable (Mensurável) — Aquilo que não pode ser medido, não deve ser colocado. Entender o que será realizado e o tempo de retorno é essencial; 
  • Attainable (Atingível) — embora precise ser desafiadora, a meta também deve ser possível de ser alcançada. 
  • Relevant (Relevante) — Esse objetivo faz sentido? Ele se integra à realidade da sua empresa? Ele terá um impacto real no dia-a-dia da empresa? Faz sentido, pensando na cultura do negócio? 
  • Time-Based (Temporal) — Prazos são vitais para garantir que o planejado seja feito. Além disso, o tempo de cada tarefa determinará a produtividade da equipe.

2 — Como criar metas? — Priorize!

Logo após definir seus objetivos você deve priorizar o que irá fazer.

Avalie cada ponto que listou e entenda quais são suas tarefas urgentes a serem feitas.

Ou seja, um novo negócio deve priorizar aumentar sua base de clientes e fidelizar seu público, enquanto uma grande iniciativa deve buscar inovar e expandir seus investimentos.

Além disso, não é preciso renunciar a nada, basta colocar os prazos de acordo com as necessidades.

3 — Alinhe sua comunicação interna!

Antes de tudo, preciso te dizer que independente de quão bem definidas suas metas sejam, se sua equipe não acreditar nelas com você — será em vão. 

Empreendedores de sucesso entendem o peso que um time coeso e bem treinado pode fazer no fim do mês.

Ao definir suas metas é vital que você consiga transmitir aos seus colaboradores o “porquê” daquelas escolhas.

Além disso, é importante identificar quais aspectos estão limitando o potencial de crescimento do seu empreendimento e buscar maneiras de minimizá-los. Isso ajudará, ainda, a evitar desperdícios — de tempo e de recursos — e distrações.

4 — E última dica sobre como criar metas: Defina e analise indicadores-chave de desempenho (KPIs) 

Primeiramente, aqui é onde você mensura e analisa suas metas eficientemente.

Para ter um planejamento eficiente é preciso acompanhar a realização das tarefas e lapidar suas estratégias de acordo os resultados obtidos.

Além disso, não conduza isso de maneira “cega”, use essas métricas:

  • ROI (Retorno Sobre o Investimento); 
  • TIR (Taxa Interna de Retorno); 
  • Taxa de Churn (evasão de clientes); 
  • Margem líquida e bruta de lucro; 

Além dessas, dependendo da realidade do seu negócio, você pode usar outras métricas, vale a pena a ajuda de um especialista nesse quesito!

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Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.

Autor

Victor Peixoto

Victor Peixoto é um empreendedor visionário, movido pela paixão por inovação, negócios e o desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma trajetória marcada por conquistas e aprendizados no mundo empresarial, ele se especializou em estratégias de vendas, liderança e construção de marcas de sucesso.
peixotos.victor@gmail.com
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