Victor Peixoto
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Técnica de vendas por telefone: o que não pode faltar em sua estratégia
20 de setembro de 2022 Por Victor Peixoto

A técnica de vendas por telefone ainda é uma ação de abordagem que gera resultados para seu negócio. Mas, ela deve ser bem estruturada com script para não passar de uma simples ligação. Afinal, as pessoas não querem mais receber telefonemas sem propósito.

Muitas pessoas consideram que essa é uma técnica ultrapassada, ainda mais na era digital. Porém, pode render vendas se executada com precisão. Portanto, veja neste artigo o que é necessário para converter seu lead em cliente com uma ligação. 

O que é a técnica de vendas por telefone?

Para obter resultados em sua ação deve entender o que de fato é essa técnica. Isso porque, não basta pegar uma lista de contatos e realizar inúmeras ligações. É preciso ter uma estratégia e metas para essa atividade.

A técnica de vendas por telefone consiste em usar a comunicação direta com o cliente para fazer uma oferta irrecusável. Para isso, faz uso de gatilhos mentais e de uma lista bem selecionada de contatos.

Para quem devo ligar?

Como dito, é indispensável que antes de começar as ligações você tenha um plano. Assim, deve ter definido quem serão os leads impactados com sua ação. Para isso, deve traçar os objetivos.

Uma forma de garantir que a ligação será bem recebida é informar ao cliente que esse contato será feito. Com isso, evita qualquer tipo de constrangimento ou incômodo. Aliás, pode captar esses contatos por formulários ou em seu site.

Ao ter os contatos em mãos, faça apenas ligações com uma proposta irrecusável. Ou seja, que atenda as necessidades de um determinado cliente e que gerará vendas. Por exemplo, não adianta oferecer ração de cachorro para alguém que não possui um em casa.

Quais as vantagens da técnica de vendas por telefone?

Conhecer os benefícios dessa técnica demonstra que ainda é uma ação que deve ser explorada. Bem como, saberá o que pode esperar da aplicação dessa estratégia em seu negócio. Então, são eles:

  • Há um maior número de contatos por negociação do que outras ações;
  • Você pode gerar uma venda instantânea;
  • É possível gravar seus contatos e aprimorar a abordagem;
  • O vendedor pode se sentir mais confortável em atuar pelo telefone.

Há ainda um destaque de ser uma ação com custos reduzidos. Ainda mais, se comparado às estratégias presenciais. Afinal, o único investimento será com um plano de telefone ou internet para as ligações.

As desvantagens

É claro que como toda estratégia também devem ser considerados os pontos negativos. Assim, você pode avaliar se vale a pena investir nessa estratégia, bem como, o que pode ser feito para aprimorá-la. Então, temos:

  • Um atendimento mais impessoal, que não gera tanta conexão com a empresa;
  • Falta de retorno do lead;
  • Atrapalhar ou gerar um incômodo para o cliente.

Você deve ficar atento para não tornar-se refém dessa estratégia. Afinal, por ser mais simples é possível que sua equipe não queira seguir outros caminhos. Mas, para obter bons resultados deve ter complementos, por exemplo, campanhas online e presenciais. 

Quem pode aplicar a técnica de vendas por telefone?

Escolher quem será responsável por aplicar a técnica de vendas por telefone é indispensável. Isso porque, você deve considerar que é um contato ao vivo e imediato com seu cliente, então, irá causar um impacto sobre sua empresa.

É preciso que a pessoa que irá entrar em contato com os leads esteja preparada e tenha todas as informações sobre o negócio e a oferta. Afinal, há a possibilidade do cliente questionar alguma informação.

Não saber responder ou passar informações erradas durante a ligação pode fazer com que o cliente desconfie de sua empresa. Então, pense em cada contato como uma chance única para realizar vendas.

Treine toda sua equipe

Antes de começar a aplicar a técnica de vendas reserve um tempo para preparar a equipe e alinhar a abordagem. Não deixe de transmitir todas as informações sobre a campanha e indicar como devem agir em cada caso.

Vale lembrar, que durante a ligação o vendedor não estará apenas falando em nome da empresa, mas a representando. Portanto, a impressão que será transmitida é sobre o seu negócio como um todo. 

Foto: Ter uma equipe bem preparada faz toda diferença ao aplicar essa estratégia

Como se preparar para aplicar a técnica de vendas por telefone?

Para garantir uma ação eficiente e que gere resultados é preciso seguir alguns passos. Então, veja quais os principais e comece a se preparar para aplicar a técnica de vendas por telefone.

  1. Conheça qual seu público-alvo da campanha;
  2. Crie uma boa abordagem;
  3. Defina como será o follow-up;
  4. Tenha uma boa proposta de negociação.

A seguir, entenda como funcionam cada uma dessas etapas e os cuidados que deve ter. Assim, pode planejar uma ação eficaz para seu negócio e com uma estratégia bem assertiva.

1 – Conheça qual seu público-alvo da campanha

O primeiro passo para aplicar a técnica é conhecer em detalhes o seu público-alvo. Ou seja, as pessoas que vão receber a sua ligação. Afinal, isso gera conexão com a marca e ganha a confiança da pessoa.

Um estudo da Forrest aponta que 77% dos compradores não acreditam que representantes de vendas entendem do seu negócio. Por isso, quanto mais souber sobre eles, mais fácil será esse contato.

É preciso criar uma conexão e despertar o interesse logo no começo da chamada. Então, saiba exatamente o que prende a atenção de seu lead e quais as dores que ele precisa resolver.

2 – Crie uma boa abordagem para a técnica de vendas por telefone

Ao conhecer bem o público você deve criar a sua abordagem. Ou seja, um roteiro do que deve ser trabalhado durante a ligação. Com isso, terá mais preparo e evita surpresas desagradáveis. Em geral, as etapas são:

  • Apresentação, de forma sucinta, mas completa. Deve falar sobre você e qual seu objetivo;
  • Em seguida deve acontecer a agenda, que é um alinhamento sobre a chamada e o tempo de duração, bem como, as expectativas;
  • Depois vem o rapport, que é o ato de criar uma conexão rápida com o lead;
  • Por fim, faça as validações.

Em todo o roteiro deve manter a escuta ativa. Afinal, durante a ligação o cliente irá transmitir informações que ajudem a construir sua narrativa. Por exemplo, reclamar de uma situação ou contar uma experiência negativa. 

É essencial que preste atenção a todos os detalhes e demonstre isso ao cliente. Essa é uma maneira de afirmar o interesse e importância daquele contato para o seu negócio. Portanto, anote e comente sobre tudo que for relevante, faça bons ganchos.

3 – Defina como será o follow-up

Ainda em sua estratégia deve definir o momento ideal de follow-up. Ou seja, qual a frequência que uma ligação de retorno irá acontecer. Afinal, nem sempre o cliente irá fechar negócio com você logo na primeira tentativa.

Não esqueça que uma quantia exagerada de ligações vai cansar o cliente e pode gerar uma imagem negativa. Então, alinhe com o lead quando a próxima ligação pode ser feita e qual será o objetivo.

Vale ainda destacar que a ausência de follow-up além de demonstrar desinteresse pode esfriar o negócio. Isso porque, o lead, ao não ter contato com a marca, pode deixar de efetuar a compra.

4 – Tenha uma boa proposta de negociação

Por fim, ao aplicar a técnica de vendas por telefone é essencial que tenha uma proposta irrecusável e que seja de valor ao seu cliente. Também, tenha margens para trabalhar com negociação. Assim, o lead sente que teve uma vantagem.

A princípio, defina um valor de investimento e até quanto pode chegar. Então, ao oferecer para o cliente terá uma margem de negociação. Isso faz com que ganhe ainda mais a confiança dos leads.

6 tipos de clientes que vai encontrar em sua estratégia

Além de toda a preparação em relação ao conteúdo que será apresentado em sua proposta, você também deve estar pronto para todos os tipos de clientes. Afinal, há alguns que são mais comuns de encontrar e deve saber como agir. São eles:

  1. O cliente confuso, que não sabe explicar o que quer e às vezes se confunde nas informações passadas;
  2. O cliente indeciso, que não consegue escolher a melhor opção de prontidão;
  3. Há também o sem noção, que te liga a qualquer hora ou pede coisas absurdas;
  4. O cliente desconfiado, que sempre vai achar que pode estar sendo enganado;
  5. O cliente dono da verdade, que acredita que sabe mais que todo mundo;
  6. Por fim, o cliente chorão, que sempre vai pedir um desconto ou reclamar de algo.

Para aplicar a técnica de vendas por telefone você deve estar preparado para todos eles. Por exemplo, ao ligar para o indeciso, não ofereça muitas opções, escolha a perfeita para sua necessidade. Já para o chorão, lembre-se de trabalhar com descontos.

Logo no início da ligação você consegue identificar o tipo de cliente e já deve direcionar seu discurso. Assim, as chances de gerar uma boa venda ao ter esse cuidado é maior. 

Foto: Identifique os tipos de cliente e saiba a melhor forma de agir com cada um deles

Métricas para acompanhar a técnica de vendas por telefone

Não basta apenas aplicar a técnica de ligação com seus clientes, é preciso mensurar os resultados. Assim, consegue analisar se a estratégia tem dado resultado e otimizar pontos que precisam melhorar. 

Você pode escolher as métricas que achar mais relevantes para seu negócio e que mostrem se as metas estão sendo alcançadas. Mas, de modo geral, as mais usadas para verificar se um vendedor tem trazido bons resultados são:

  • Número de ligações feitas por lead em toda a campanha;
  • Ligações feitas por dia;
  • Ligações feitas por mês;
  • Quantas ligações geraram vendas;
  • Número de ligações feitas x não atendidas.

As métricas você pode escolher de acordo com o que deseja saber e precisa aprimorar em sua estratégia. Então, defina períodos para acompanhar os dados e garantir o melhor resultado para sua ação. 

10 dicas infalíveis para ter sucesso com a técnica de vendas por telefone

Há algumas dicas que vão tornar a aplicação da técnica de vendas por telefone ainda mais eficaz. Portanto, veja quais são elas e já torne parte da estratégia em seu negócio:

  1. Tenha atenção ao seu tom de voz;
  2. Seja amigável, mas nunca invasivo;
  3. Fale com o decisor de compra;
  4. Venda benefícios e soluções e não produtos;
  5. Adapte a linguagem e cuidado com as palavras;
  6. Use um headset ao invés do telefone;
  7. Ouça as ligações efetuadas;
  8. Contextualize uma situação ao cliente;
  9. Quebre a ligação em etapas;
  10. O cliente é o centro da conversa.

A seguir, entenda melhor como aplicar cada uma dessas dicas. Assim, pode obter os resultados esperados e gerar mais vendas para sua empresa, além de fidelizar os clientes.

1 – Tenha atenção ao seu tom de voz

O tom de voz é um fator muito importante durante a ligação. Afinal, é por meio dele que você irá transmitir segurança ao cliente. Então, opte por uma voz mais firme, mas que seja amigável.

2 – Seja amigável, mas nunca invasivo

Jamais seja invasivo com o cliente durante a técnica de vendas por telefone. Por exemplo, se a pessoa avisar que irá desligar, não pergunte o motivo, mas sim, se pode retornar em outra data. 

3 – Fale com o decisor de compra na técnica de vendas por telefone

Para que essa estratégia dê resultado é preciso falar com o decisor de compra. Portanto, ao selecionar os clientes fique atento a pegar os números de quem realmente irá comprar seu produto ou serviço.

4 – Venda benefícios e soluções e não produtos

Durante a técnica de vendas por telefone você não deve vender apenas produtos ou serviços, mas sim soluções, que resolvam dores e problemas do cliente. Foque sempre em mostrar os benefícios e vantagens.

5 – Adapte a linguagem e cuidado com as palavras na técnica de vendas por telefone

Cada cliente vai exigir um tipo de linguagem e você deve estar atento logo no começo da chamada. Além disso, sempre use termos afirmativos durante a conversa. Por exemplo, ao invés de falar valor, diga investimento.

6 – Use um headset ao invés do telefone

Para o conforto do seu vendedor é possível trocar o telefone tradicional por um headset. Assim, ele terá as mãos livres durante a chamada para realizar possíveis pesquisas.

7 – Ouça as ligações efetuadas

Para garantir que a técnica de vendas por telefone está gerando resultados ouça a gravação das ligações. Com isso, consegue entender os possíveis erros e definir as estratégias que funcionam bem. 

8 – Contextualize uma situação ao cliente

Não chegue apenas vendendo algo ao seu cliente. Contextualize como ele pode usar o produto ou serviço. Bem como, mostre o valor que isso trará para o dia a dia dele, resolvendo uma possível dor. 

9 – Quebre a ligação em etapas na técnica de vendas por telefone

Ligações muito longas podem cansar o cliente. Então, quebre as suas chamadas em etapas e deixe isso claro ao cliente. Mas, é essencial que já tenha uma estratégia bem definida para isso. 

10 – O cliente é o centro da conversa

Por fim, não esqueça que o cliente é o que há de mais importante em sua chamada. Portanto, valorize e dê atenção a ele. Jamais interrompa ou contradiga algo que ele falou. Demonstre muito respeito sempre. 

Foto: Não se esqueça de que o cliente é a peça fundamental de sua empresa

Aplique a técnica de vendas por telefone em seu negócio

Neste artigo você pode entender mais sobre a técnica de vendas por telefone e quais os resultados podem ser obtidos. Então, prepare sua equipe e aplique em seu negócio seguindo todos os passos indicados. Assim, pode obter ótimos resultados. 

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