A reunião one-on-one é um encontro periódico entre o líder e o liderado.
De uma forma geral, o gestor de um equipe realiza reuniões one-on-one com todos os membros de sua equipe, encontrando-se semanal ou quinzenalmente.
Há fatores que podem resultar em um espaçamento maior entre os encontros, mas o intervalo não deve ultrapassar um mês.
Estas exceções devem ser concedidas apenas em circunstâncias específicas, como uma equipe muito grande, um gestor que esteja passando por um período de sobrecarga ou algum funcionário especialmente experiente, que não necessite de um acompanhamento tão intenso.
Quais são os benefícios da reunião one-on-one?
Para que gestão e equipe caminhem lado a lado com harmonia, é imprescindível que haja confiança e respeito mútuos entre ambas as partes.
As reuniões one-on-one são perfeitas para desenvolver esses pontos!
A reunião one-on-one representa momentos excelentes para que você e o colaborador possam trocar feedbacks sobre processos, projetos em desenvolvimento e, até mesmo, sobre o trabalho um do outro, de maneira próxima e particular.
- Melhor fluxo de informações na empresa de baixo para cima (borbulhamento), possibilitando reações e decisões mais rápidas e preventivas;
- Melhor engajamento dos colaboradores através de feedback, direcionamento e desenvolvimento de carreira;
- Mais confiança na relação entre gestor e liderado.
Como preparar-se para a reunião one-on-one?
O primeiro passo é o mais importante, mas vale de uma só vez para todas as reuniões one-on-one: é preciso entender os objetivos do encontro, e estar disposto a ouvir bastante.
Você quer criar um ambiente onde seu funcionário se sinta confortável para expor suas opiniões sobre o que está acontecendo na empresa como um todo e em sua equipe em particular – além de expor questões externas ao trabalho que possam influenciar seu desempenho.
Para isso é preciso saber fazer as perguntas certas, além ouvir as respostas com atenção e estar preparado para fazer perguntas adicionais, que não estavam previstas em seu roteiro, mas se fizeram necessárias a partir dos relatos ouvidos.
Para transmitir a ideia de que esta reunião não é sobre o chefe, as tarefas ou a empresa, mas sim sobre o funcionário e suas questões, deve esta atenção se reflita nas perguntas feitas.
Veja a seguir alguns exemplos de perguntas que podem ser usadas em uma reunião one-on-one:
- Como estão as coisas?
- Tudo bem com a família?
Aqui você deve adaptar à realidade de cada um, mencionando o nome do cônjuge ou de outro membro da família pelo qual ele é responsável.
Conhecer esses detalhes é uma forma efetiva de demonstrar sua preocupação com seu funcionário enquanto pessoa, não apenas enquanto colaborador.
- Você está feliz?
- Qual foi a preocupação mais recente que surgiu no seu dia-a-dia?
Uma das maiores diferenças entre um chefe e um verdadeiro líder é seu sincero interesse pelo que está passando pela cabeça de cada integrante de sua equipe.
- Como está seu trabalho?
- Há algo que eu possa fazer para ajudar em suas tarefas?
Mais do que alguém que cobra resultados, sua equipe deve entender que você é um facilitador.
Em situações onde o profissional relata ter encontrado uma dificuldade específica, o gestor pode citar um episódio de sua própria carreira para exemplificar como pode ser encontrada a solução.
Um exemplo pessoal também fortalece a identificação e apresenta o líder como alguém que entende o que o liderado está passando.
- Como está o meu trabalho?
- O que você alteraria no ambiente da empresa se pudesse?
Este é um dos pontos principais da reunião.
Para o gestor, é importante saber ouvir e evitar apostura defensiva.
Mais do que tentar justificar determinados aspectos e comportamentos, é essencial reconhecê-los como pontos de incômodo — afinal, alguém o considerou importante a ponto de expô-lo ao chefe!
- Você acredita que podemos melhorar nosso produto ou como realizamos as coisas?
- Há alguém na equipe que você julga que vem se destacando recentemente?
As respostas para estas perguntas podem ser surpreendentes!
Por último e não menos importante:
É inevitável que durante essa reunião o seu funcionário comece a falar sobre o status das atividades que ele executa. Deixe ele falar.
Mas lembre-se que um dos objetivos da one-on-one é falar sobre a carreira e o desenvolvimento do funcionário também.
Uma das principais qualidades de um bom gestor de pessoas é atuar como uma espécie de mentor para o seu liderado.
Por este motivo, é importante entender quais são as expectativas do seu funcionário em relação à função que ele executa na empresa e o que ele deseja em relação ao futuro.
Se você gostou desse conteúdo, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo o que achou desse artigo e como essas dicas te ajudaram aumentar a produtividade de seus funcionários.
Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!
Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.
A reunião one-on-one é um encontro periódico entre o líder e o liderado.
De uma forma geral, o gestor de um equipe realiza reuniões one-on-one com todos os membros de sua equipe, encontrando-se semanal ou quinzenalmente.
Há fatores que podem resultar em um espaçamento maior entre os encontros, mas o intervalo não deve ultrapassar um mês.
Estas exceções devem ser concedidas apenas em circunstâncias específicas, como uma equipe muito grande, um gestor que esteja passando por um período de sobrecarga ou algum funcionário especialmente experiente, que não necessite de um acompanhamento tão intenso.
Quais são os benefícios da reunião one-on-one?
Para que gestão e equipe caminhem lado a lado com harmonia, é imprescindível que haja confiança e respeito mútuos entre ambas as partes.
As reuniões one-on-one são perfeitas para desenvolver esses pontos!
A reunião one-on-one representa momentos excelentes para que você e o colaborador possam trocar feedbacks sobre processos, projetos em desenvolvimento e, até mesmo, sobre o trabalho um do outro, de maneira próxima e particular.
- Melhor fluxo de informações na empresa de baixo para cima (borbulhamento), possibilitando reações e decisões mais rápidas e preventivas;
- Melhor engajamento dos colaboradores através de feedback, direcionamento e desenvolvimento de carreira;
- Mais confiança na relação entre gestor e liderado.
Como preparar-se para a reunião one-on-one?
O primeiro passo é o mais importante, mas vale de uma só vez para todas as reuniões one-on-one: é preciso entender os objetivos do encontro, e estar disposto a ouvir bastante.
Você quer criar um ambiente onde seu funcionário se sinta confortável para expor suas opiniões sobre o que está acontecendo na empresa como um todo e em sua equipe em particular – além de expor questões externas ao trabalho que possam influenciar seu desempenho.
Para isso é preciso saber fazer as perguntas certas, além ouvir as respostas com atenção e estar preparado para fazer perguntas adicionais, que não estavam previstas em seu roteiro, mas se fizeram necessárias a partir dos relatos ouvidos.
Para transmitir a ideia de que esta reunião não é sobre o chefe, as tarefas ou a empresa, mas sim sobre o funcionário e suas questões, deve esta atenção se reflita nas perguntas feitas.
Veja a seguir alguns exemplos de perguntas que podem ser usadas em uma reunião one-on-one:
- Como estão as coisas?
- Tudo bem com a família?
Aqui você deve adaptar à realidade de cada um, mencionando o nome do cônjuge ou de outro membro da família pelo qual ele é responsável.
Conhecer esses detalhes é uma forma efetiva de demonstrar sua preocupação com seu funcionário enquanto pessoa, não apenas enquanto colaborador.
- Você está feliz?
- Qual foi a preocupação mais recente que surgiu no seu dia-a-dia?
Uma das maiores diferenças entre um chefe e um verdadeiro líder é seu sincero interesse pelo que está passando pela cabeça de cada integrante de sua equipe.
- Como está seu trabalho?
- Há algo que eu possa fazer para ajudar em suas tarefas?
Mais do que alguém que cobra resultados, sua equipe deve entender que você é um facilitador.
Em situações onde o profissional relata ter encontrado uma dificuldade específica, o gestor pode citar um episódio de sua própria carreira para exemplificar como pode ser encontrada a solução.
Um exemplo pessoal também fortalece a identificação e apresenta o líder como alguém que entende o que o liderado está passando.
- Como está o meu trabalho?
- O que você alteraria no ambiente da empresa se pudesse?
Este é um dos pontos principais da reunião.
Para o gestor, é importante saber ouvir e evitar apostura defensiva.
Mais do que tentar justificar determinados aspectos e comportamentos, é essencial reconhecê-los como pontos de incômodo — afinal, alguém o considerou importante a ponto de expô-lo ao chefe!
- Você acredita que podemos melhorar nosso produto ou como realizamos as coisas?
- Há alguém na equipe que você julga que vem se destacando recentemente?
As respostas para estas perguntas podem ser surpreendentes!
Por último e não menos importante:
É inevitável que durante essa reunião o seu funcionário comece a falar sobre o status das atividades que ele executa. Deixe ele falar.
Mas lembre-se que um dos objetivos da one-on-one é falar sobre a carreira e o desenvolvimento do funcionário também.
Uma das principais qualidades de um bom gestor de pessoas é atuar como uma espécie de mentor para o seu liderado.
Por este motivo, é importante entender quais são as expectativas do seu funcionário em relação à função que ele executa na empresa e o que ele deseja em relação ao futuro.
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