Aumentar a produtividade em vendas é uma tarefa delicada.
Simplesmente pressionar seus vendedores a realizar mais contatos, sem nenhum critério ou qualificação das oportunidades, não leva a nada — pelo contrário, pode até queimar sua empresa no mercado.
Conceito de produtividade em vendas
Para memorizar o conceito de produtividade e torná-lo mais simples, é possível dizer que produtividade é minimizar o uso de recursos (materiais, mão-de-obra, máquinas, tempo).
Para reduzir custos de produção, expandir o mercado de atuação, permitir a expansão da carteira de clientes, do quadro de funcionários; ou seja, de forma a melhorar os resultados da empresa e seu desempenho a médio e longo prazo.
1 – Alinhar os objetivos da empresa aos dos funcionários
Motivação tem tudo a ver com produtividade.
Mas como motivar um funcionário da sua empresa a ser mais produtivo se, de certa forma, isso não trará nenhum benefício direto para ele? Isso pode fazer com que ele não tenha motivação.
Por outro lado, alinhar os objetivos da empresa com os objetivos pessoais do vendedor pode ser uma boa maneira de aumentar a motivação e a produtividade da força de vendas.
Isso pode ser feito por meio de um acompanhamento pessoal com o vendedor.
Uma sugestão é marcar uma reunião individual com cada um, selecionar um objetivo dele — como comprar um carro, por exemplo — e definir com ele um passo a passo de como ele pode conseguir isso com suas atividades na empresa e as recompensas geradas por elas:
Bater metas, receber bônus, buscar qualificações, etc.
2 – Monitore o desempenho do time
Se você quer melhorar o desempenho da sua equipe de vendas o importante é saber:
Qual é o ponto de partida?
Ou seja, você sabe exatamente qual é o atual desempenho do seu time?
Se ainda não, é fundamental começar a monitorar e medir!
Sem esse acompanhamento de performance, é impossível avaliar se a nova estratégia desenhada está trazendo resultados eficazes e expressivos ou não.
Portanto, defina métricas adequadas para monitorar a produtividade individual dos vendedores, bem como da força de vendas no geral.
Assim, você terá condições de mapear possíveis erros e acertos, ajustando em tempo para assegurar resultados cada vez mais positivos.
3 – Transforme a produtividade em hábito
Além de aumentar os ganhos da empresa e potencializar os resultados da equipe de vendas, a produtividade dos vendedores também é importante para a valorização profissional e para garantir que os objetivos pessoais e profissionais sejam obtidos de forma eficiente e constante.
No entanto, para ser possível fazer da produtividade um elemento de rotina, é fundamental fazer com que ela se torne um hábito dentro de todos os processos realizados.
Isso significa transformar o conceito de produtividade em elemento consciente e de importância na cultura da empresa.
Além de fazer com que os resultados obtidos sejam melhores, transformar a produtividade em hábito também fortalece as relações de trabalho e o desempenho conjunto da equipe.
Assim, torna a satisfação pessoal e profissional mais frequente e constante, garantindo maior motivação e resultados.
4 – Para aumentar a produtividade em vendas crie um ambiente de troca!
Outro elemento fundamental do desempenho eficaz e do aumento da produtividade de uma empresa está em se manter sempre atento e aberto para o aprendizado.
Assim como as ferramentas comerciais, os produtos devem evoluir conforme as demandas do mercado, o profissional também deve se manter atualizado e pronto para mudar suas técnicas e abordagens.
A conquista de melhores resultados está diretamente relacionada ao desenvolvimento pessoal e profissional e, para garantir que a produtividade de vendas de sua equipe esteja sempre em alta, é fundamental que os colaboradores estejam prontos para revisar seus métodos e conhecimentos.
Se você gostou desse conteúdo, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo o que achou desse artigo e como essas dicas serviram para melhorar a produtividade em vendas na sua empresa.
Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!
Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.
Aumentar a produtividade em vendas é uma tarefa delicada.
Simplesmente pressionar seus vendedores a realizar mais contatos, sem nenhum critério ou qualificação das oportunidades, não leva a nada — pelo contrário, pode até queimar sua empresa no mercado.
Conceito de produtividade em vendas
Para memorizar o conceito de produtividade e torná-lo mais simples, é possível dizer que produtividade é minimizar o uso de recursos (materiais, mão-de-obra, máquinas, tempo).
Para reduzir custos de produção, expandir o mercado de atuação, permitir a expansão da carteira de clientes, do quadro de funcionários; ou seja, de forma a melhorar os resultados da empresa e seu desempenho a médio e longo prazo.
1 – Alinhar os objetivos da empresa aos dos funcionários
Motivação tem tudo a ver com produtividade.
Mas como motivar um funcionário da sua empresa a ser mais produtivo se, de certa forma, isso não trará nenhum benefício direto para ele? Isso pode fazer com que ele não tenha motivação.
Por outro lado, alinhar os objetivos da empresa com os objetivos pessoais do vendedor pode ser uma boa maneira de aumentar a motivação e a produtividade da força de vendas.
Isso pode ser feito por meio de um acompanhamento pessoal com o vendedor.
Uma sugestão é marcar uma reunião individual com cada um, selecionar um objetivo dele — como comprar um carro, por exemplo — e definir com ele um passo a passo de como ele pode conseguir isso com suas atividades na empresa e as recompensas geradas por elas:
Bater metas, receber bônus, buscar qualificações, etc.
2 – Monitore o desempenho do time
Se você quer melhorar o desempenho da sua equipe de vendas o importante é saber:
Qual é o ponto de partida?
Ou seja, você sabe exatamente qual é o atual desempenho do seu time?
Se ainda não, é fundamental começar a monitorar e medir!
Sem esse acompanhamento de performance, é impossível avaliar se a nova estratégia desenhada está trazendo resultados eficazes e expressivos ou não.
Portanto, defina métricas adequadas para monitorar a produtividade individual dos vendedores, bem como da força de vendas no geral.
Assim, você terá condições de mapear possíveis erros e acertos, ajustando em tempo para assegurar resultados cada vez mais positivos.
3 – Transforme a produtividade em hábito
Além de aumentar os ganhos da empresa e potencializar os resultados da equipe de vendas, a produtividade dos vendedores também é importante para a valorização profissional e para garantir que os objetivos pessoais e profissionais sejam obtidos de forma eficiente e constante.
No entanto, para ser possível fazer da produtividade um elemento de rotina, é fundamental fazer com que ela se torne um hábito dentro de todos os processos realizados.
Isso significa transformar o conceito de produtividade em elemento consciente e de importância na cultura da empresa.
Além de fazer com que os resultados obtidos sejam melhores, transformar a produtividade em hábito também fortalece as relações de trabalho e o desempenho conjunto da equipe.
Assim, torna a satisfação pessoal e profissional mais frequente e constante, garantindo maior motivação e resultados.
4 – Para aumentar a produtividade em vendas crie um ambiente de troca!
Outro elemento fundamental do desempenho eficaz e do aumento da produtividade de uma empresa está em se manter sempre atento e aberto para o aprendizado.
Assim como as ferramentas comerciais, os produtos devem evoluir conforme as demandas do mercado, o profissional também deve se manter atualizado e pronto para mudar suas técnicas e abordagens.
A conquista de melhores resultados está diretamente relacionada ao desenvolvimento pessoal e profissional e, para garantir que a produtividade de vendas de sua equipe esteja sempre em alta, é fundamental que os colaboradores estejam prontos para revisar seus métodos e conhecimentos.
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