Victor Peixoto
Victor Peixoto
Produtividade e Prioridades: Qual a Relação e 03 Dicas!
7 de maio de 2022 Por Victor Peixoto

Primeiramente é preciso estabelecer que para ser produtivo é necessário estabelecer prioridades. A relação entre produtividade e prioridade é mais profunda do que parece.

Pessoas competentes e de alto rendimento já descobriram que por muitas vezes as tarefas serão muitas, porém o tempo, curto.

Aí que entra o famigerado gerenciamento de tempo.

As demandas surgem a cada momento e alguém sempre pedirá algo com mais urgência. 

Portanto, se você não souber ordenar o que realmente é importante, é possível que demore mais tempo do que o ideal para executar que tarefas, deixando de lado seus resultados.

Produtividade e Prioridade: O que é gerenciamento de tempo?

A gestão do tempo e a produtividade devem andar juntas, porque ser produtivo não tem nada a ver com o número de horas trabalhadas, mas justamente nos resultados gerados nestas horas.

Às vezes, duas horas extras com foco total no trabalho e livre de interrupções geram muito mais produtividade do que 8 horas seguidas no horário comercial.

Esse resultado reflete uma boa gestão do tempo no trabalho, mas nem sempre conseguimos tê-la e, nos perguntamos: por quê?

Uma pesquisa conduzida pela professora da Universidade da California de Irvine, Gloria Mark, revela que cada vez que a pessoa é interrompida, ela leva cerca de 20 minutos para começar a se concentrar novamente no assunto em que estava.

Produtividade e Prioridade — Aprenda a listar!

Para realizar a listagem e a categorização algumas técnicas e critérios podem ser utilizados.

Usados sem automação, essa lista pode partir de uma tabela de Excel ou, até mesmo, em um quadro branco, com colunas que definem em números (de 1 a 5, por exemplo) a ordem de prioridade, gravidade e urgência. 

Sendo, em cada atividade uma alocação de nota e grau de importância.

Ou seja, é um recurso que permite visualizar todos os pedidos que deverão ser executados e, a partir dele, organizar por prioridades, visando que toda a equipe, grupo ou outros setores estejam alinhados.

Com ela, se torna mais prático colocar tudo o que precisa bem na sua frente e em ordem. 

Ao usar essa metodologia é possível organizar melhor e priorizar todas as obrigações que devem ser entregues, centralizando o que realmente é importante.

Existem diferentes estruturas para aplicar, permitindo que, de maneira visual, seja possível separar as demandas, sejam elas manuais, sejam a partir de sistemas tecnológicos com a mesma função. 

As metodologias mais conhecidas que dão origem aos softwares são:

  • GUT (Gravidade, Urgência e Tendência);
  • RICE (Alcance, Impacto, Confiança e Esforço, em português);
  • custo x benefício;
  • urgência x importância.

Grandes empresas adotam esses métodos por trazerem benefícios aos diferentes setores, em especial, a quem deseja aumentar a produtividade e melhorar os resultados. 

No entanto, um colaborador também pode adotar essa estratégia para as suas atividades individuais, basta ter conhecimento da metodologia.

03 Dicas para usar sobre produtividade e prioridade:

1. Diminua as distrações

Para ter uma melhor organização pessoal e gerenciamento do tempo, diminua o tempo perdido com as distrações como WhatsApp, redes sociais e até a leitura indiscriminada dos e-mails durante o dia inteiro.

Uma dica é desabilitar as notificações de mensagens do celular e alerta de e-mails, e reservar um ou dois momentos no seu dia para checagem de mensagens, e-mails ou mídias sociais. 

Se você for um “viciado” no celular, sugiro se esforçar um pouco e mudar esse hábito, que além de prejudicar a sua organização do tempo, afeta também a sua saúde.

2. Planejamento e Revisão semanal

Para começar a semana de forma planejada, com melhor gestão de tempo e produtividade.

Tenha um momento semanal para fazer um planejamento de suas atividades da semana, analisar suas pendências, seus projetos pessoais e até profissionais engavetados.

Esse planejamento semanal poderá ser modificado, se necessário, com o decorrer da semana. 

Eu, particularmente, gosto de realizar no domingo à tarde — na hora do descanso — 30 ou 40 minutos são o suficiente para ter uma boa noção das suas tarefas semanais e como organizá-las.

3. Estabeleça pequenos objetivos

Partindo do pressuposto de que, durante a organização, foram alinhados todos os afazeres importantes, urgentes e aqueles que podem ficar para depois, é chegada a hora de setorizar ainda mais essas funções.

A priorização de tarefas permite separar cada atividade em pequenos objetivos, tornando possível designar aos outros membros a mesma tarefa de modo que a meta seja alcançada. 

Esses propósitos podem ser listados por dia, até que se chegue ao resultado maior ao final de cada serviço ou entrega.

Se você gostou desse conteúdo, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo o que achou desse artigo e como essas dicas serviram para a te ajudar a entender a relação entre produtividade e prioridade!

Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!  

Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.

Victor Peixoto
© 2021-2022 Victor Peixoto - Todos os direitos reservados