fbpx
  • Contato
  • Sobre
  • Política de privacidade
  • Política de cookies
sexta-feira, junho 6, 2025
  • Login
Victor Peixoto
Advertisement
  • Início
  • Vendas
  • Empreendedores
  • Pré Vendas
  • Empreendedorismo
No Result
View All Result
  • Início
  • Vendas
  • Empreendedores
  • Pré Vendas
  • Empreendedorismo
No Result
View All Result
Victor Peixoto
No Result
View All Result
Home Empreendedorismo

Precifique Seu Produto em 04 Passos!

by Victor Peixoto
27 de abril de 2022
in Empreendedorismo
0
precifique o produto

precifique o produto

189
SHARES
1.5k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A definição de preço é simples: o valor que uma empresa irá cobrar dos clientes por um produto ou serviço. Porém, muitos empreendedores têm dúvidas sobre como precificar um produto.

O que analisar antes de precificar o produto?

A definição do preço de um produto depende basicamente do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor referente aos gastos fixos e variáveis da sua empresa, sendo eles:

Custos: todo gasto referente à fabricação de um produto — matéria-prima, trabalhadores, pagamento dos fornecedores, amortização e outros gastos necessários para a produção.

Despesas: todo gasto relacionado à estrutura administrativa e comercial de uma empresa e também aos investimentos — aluguel, energia elétrica, limpeza, segurança, água, entre outros.

Atenção: é importante lembrar dos gastos variados, como transporte para entrega de mercadorias ou a comissão dos vendedores, afinal, eles fazem muita diferença no cálculo final.

No dia a dia, estabelecer os preços considerando todos esses aspectos não á algo simples, começando pelo fato de que as empresas dependem dos recursos obtidos com as vendas para manter as portas abertas.

Qualquer alteração no mercado, como uma concorrência inesperada, pode levar os empreendedores a aumentarem ou baixarem os preços antes mesmo de avaliarem se isso é saudável para o negócio.

04 Passos para precificar seu produto

 1. Conheça seus custos e despesas.

O primeiro passo para precificar produtos deve ser o levantamento detalhado de todos os custos e despesas envolvidos na atividade da empresa.

Quando falo em custos, estou me referindo aos gastos que são próprios da atividade, como a compra de matéria-prima e o pagamento de fornecedores.

Já as despesas são aquelas que dão suporte para que a empresa alcance seus objetivos, como o aluguel do imóvel e o honorário do contador.

Se pular essa etapa, você arrisca ter prejuízo mesmo vendendo muito.

Isso acontece quando os preços estão baixos demais e o faturamento não é suficiente para cobrir todos os custos e despesas. 

2. Delimite sua margem de rendimento para melhorar o preço do produto!

Primeiramente, não basta ter uma empresa onde as vendas cubram os custos e as despesas: é preciso gerar lucro para cumprir o propósito do negócio. 

O lucro resulta da diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de uma mercadoria, os custos e despesas existentes.

Ao definir a margem para que seu negócio sobreviva, você deve respeitá-la. 

Caso você tenha definido um ganho de 20% sobre o custo de cada item, atenha-se ao plano na hora de precificar, exceto se a estratégia tenha que ser modificada. 

Se um item dá prejuízo, não adianta mantê-lo no estoque. Compre bem, mas venda melhor.

3. Como precificar seu produto? Estude o mercado!

Além das tabelas de preço que existem por aí, é preciso realizar uma pesquisa minuciosa dos principais players de mercado antes de precificar: quanto vendem, por quanto e para quem. 

Imagine que esse estudo seja um mapa de tudo o que você precisa saber sobre o ambiente em que entrará. 

Quando todos os empreendimentos oferecem a mesma experiência de compra e vantagens adicionais, como boa variedade de produtos e atendimento de qualidade, o ideal é que os valores sejam parecidos. 

Porém, é importante procurar formas de ganhar destaque e oferecer algo a mais, de modo a aumentar o valor agregado do seu estabelecimento, o que evita entrar em uma disputa por preços baixos.

4. Calcule o preço final do produto.

O cálculo consiste basicamente em somar o Custo de Aquisição do Produto (CA), com os tributos incididos sobre ele (Tr), com os Custos Fixos do produto (CF), e dividir por  1 menos a Margem de Lucro (ML) esperada em porcentagem.

Ou seja:

produto

Para encontrar a Taxa de Markup é simples, basta pegar esse valor encontrado como Preço de VENDA (PV) e dividir pelo Custo de Aquisição (CA).

Ou seja:

produto - fómula de Markup
  • Margem de lucro: é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos. Calcula-se subtraindo os custos do preço final do produto.
  • Markup: é o percentual aplicado aos produtos, ou seja, o lucro desejado.

Sabendo o que esses termos representam para seu negócio, precificar um produto se torna uma tarefa mais simples e assertiva.

Se você gostou desse conteúdo, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo o que achou desse artigo e como ele melhorou sua precificação.

Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!  

Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.

Autor

Victor Peixoto

Victor Peixoto é um empreendedor visionário, movido pela paixão por inovação, negócios e o desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma trajetória marcada por conquistas e aprendizados no mundo empresarial, ele se especializou em estratégias de vendas, liderança e construção de marcas de sucesso.
peixotos.victor@gmail.com

Related articles

cursos-bradesco-descubra-as-melhores-oportunidades-de-aprendizado

Cursos Bradesco: Descubra as Melhores Oportunidades de Aprendizado

12 de janeiro de 2025

US Commodities Regulator Beefs Up Bitcoin Futures Review

10 de dezembro de 2024

A definição de preço é simples: o valor que uma empresa irá cobrar dos clientes por um produto ou serviço. Porém, muitos empreendedores têm dúvidas sobre como precificar um produto.

O que analisar antes de precificar o produto?

A definição do preço de um produto depende basicamente do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor referente aos gastos fixos e variáveis da sua empresa, sendo eles:

Custos: todo gasto referente à fabricação de um produto — matéria-prima, trabalhadores, pagamento dos fornecedores, amortização e outros gastos necessários para a produção.

Despesas: todo gasto relacionado à estrutura administrativa e comercial de uma empresa e também aos investimentos — aluguel, energia elétrica, limpeza, segurança, água, entre outros.

Atenção: é importante lembrar dos gastos variados, como transporte para entrega de mercadorias ou a comissão dos vendedores, afinal, eles fazem muita diferença no cálculo final.

No dia a dia, estabelecer os preços considerando todos esses aspectos não á algo simples, começando pelo fato de que as empresas dependem dos recursos obtidos com as vendas para manter as portas abertas.

Qualquer alteração no mercado, como uma concorrência inesperada, pode levar os empreendedores a aumentarem ou baixarem os preços antes mesmo de avaliarem se isso é saudável para o negócio.

04 Passos para precificar seu produto

 1. Conheça seus custos e despesas.

O primeiro passo para precificar produtos deve ser o levantamento detalhado de todos os custos e despesas envolvidos na atividade da empresa.

Quando falo em custos, estou me referindo aos gastos que são próprios da atividade, como a compra de matéria-prima e o pagamento de fornecedores.

Já as despesas são aquelas que dão suporte para que a empresa alcance seus objetivos, como o aluguel do imóvel e o honorário do contador.

Se pular essa etapa, você arrisca ter prejuízo mesmo vendendo muito.

Isso acontece quando os preços estão baixos demais e o faturamento não é suficiente para cobrir todos os custos e despesas. 

2. Delimite sua margem de rendimento para melhorar o preço do produto!

Primeiramente, não basta ter uma empresa onde as vendas cubram os custos e as despesas: é preciso gerar lucro para cumprir o propósito do negócio. 

O lucro resulta da diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de uma mercadoria, os custos e despesas existentes.

Ao definir a margem para que seu negócio sobreviva, você deve respeitá-la. 

Caso você tenha definido um ganho de 20% sobre o custo de cada item, atenha-se ao plano na hora de precificar, exceto se a estratégia tenha que ser modificada. 

Se um item dá prejuízo, não adianta mantê-lo no estoque. Compre bem, mas venda melhor.

3. Como precificar seu produto? Estude o mercado!

Além das tabelas de preço que existem por aí, é preciso realizar uma pesquisa minuciosa dos principais players de mercado antes de precificar: quanto vendem, por quanto e para quem. 

Imagine que esse estudo seja um mapa de tudo o que você precisa saber sobre o ambiente em que entrará. 

Quando todos os empreendimentos oferecem a mesma experiência de compra e vantagens adicionais, como boa variedade de produtos e atendimento de qualidade, o ideal é que os valores sejam parecidos. 

Porém, é importante procurar formas de ganhar destaque e oferecer algo a mais, de modo a aumentar o valor agregado do seu estabelecimento, o que evita entrar em uma disputa por preços baixos.

4. Calcule o preço final do produto.

O cálculo consiste basicamente em somar o Custo de Aquisição do Produto (CA), com os tributos incididos sobre ele (Tr), com os Custos Fixos do produto (CF), e dividir por  1 menos a Margem de Lucro (ML) esperada em porcentagem.

Ou seja:

produto

Para encontrar a Taxa de Markup é simples, basta pegar esse valor encontrado como Preço de VENDA (PV) e dividir pelo Custo de Aquisição (CA).

Ou seja:

produto - fómula de Markup
  • Margem de lucro: é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos. Calcula-se subtraindo os custos do preço final do produto.
  • Markup: é o percentual aplicado aos produtos, ou seja, o lucro desejado.

Sabendo o que esses termos representam para seu negócio, precificar um produto se torna uma tarefa mais simples e assertiva.

Se você gostou desse conteúdo, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo o que achou desse artigo e como ele melhorou sua precificação.

Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!  

Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.

Autor

Victor Peixoto

Victor Peixoto é um empreendedor visionário, movido pela paixão por inovação, negócios e o desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma trajetória marcada por conquistas e aprendizados no mundo empresarial, ele se especializou em estratégias de vendas, liderança e construção de marcas de sucesso.
peixotos.victor@gmail.com
Previous Post

Catálogo de produtos digital e interativo — Em 04 Passos.

Next Post

7 Livros para empreendedores iniciantes!

Related Posts

cursos-bradesco-descubra-as-melhores-oportunidades-de-aprendizado

Cursos Bradesco: Descubra as Melhores Oportunidades de Aprendizado

by Victor Peixoto
12 de janeiro de 2025
0

Descubra os Cursos Bradesco e como eles podem transformar sua carreira! Conheça as oportunidades de aprendizado que vão te surpreender...

US Commodities Regulator Beefs Up Bitcoin Futures Review

by Victor Peixoto
10 de dezembro de 2024
0

Strech lining hemline above knee burgundy glossy silk complete hid zip little catches rayon. Tunic weaved strech calfskin spaghetti straps...

Bitcoin Hits 2018 Low as Concerns Mount on Regulation, Viability

by Victor Peixoto
9 de dezembro de 2024
0

Intro text we refine our methods of responsive web design, we’ve increasingly focused on measure and its relationship to how...

India: Bitcoin Prices Drop As Media Misinterprets Gov’s Regulation Speech

by Victor Peixoto
8 de dezembro de 2024
0

Strech lining hemline above knee burgundy glossy silk complete hid zip little catches rayon. Tunic weaved strech calfskin spaghetti straps...

Bitcoin’s Main Rival Ethereum Hits A Fresh Record High: $425.55

by Victor Peixoto
7 de dezembro de 2024
0

Intro text we refine our methods of responsive web design, we’ve increasingly focused on measure and its relationship to how...

Load More

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
swipe file

Swipe File: O manual do Copywritwer

24 de agosto de 2023
Beto altenhofen

Quem é Beto Altenhofen?

25 de agosto de 2023
mark ford

Quem foi Mark Ford?

6 de abril de 2022
Eugene Schwartz

Eugene Schwartz – O Gênio do Copywriting que Transformou a Persuasão em Arte

2 de agosto de 2023
Como crescer seu negócio em 05 passos

Como crescer seu negócio em 05 passos

0
Quem é O Primo Rico ou Thiago Nigro?

Quem é O Primo Rico ou Thiago Nigro?

0
tallis gomes

Quem é Tallis Gomes? Suas 10 Dicas Para Seu Negócio

0
Como empreender – Habilidades necessárias

Como empreender – Habilidades necessárias

0
como-a-gestao-comercial-melhora-atendimento-eficiente

Como a Gestão Comercial melhora atendimento eficiente

12 de janeiro de 2025
tecnicas-para-reter-clientes-na-gestao-comercial

Técnicas para reter clientes na Gestão Comercial

12 de janeiro de 2025
gestao-comercial-e-analise-para-decisoes-estrategicas

Gestão Comercial e análise para decisões estratégicas

12 de janeiro de 2025
a-importancia-da-atualizacao-continua-para-vendas

A importância da atualização contínua para vendas

12 de janeiro de 2025

Novidades

como-a-gestao-comercial-melhora-atendimento-eficiente

Como a Gestão Comercial melhora atendimento eficiente

12 de janeiro de 2025
tecnicas-para-reter-clientes-na-gestao-comercial

Técnicas para reter clientes na Gestão Comercial

12 de janeiro de 2025

Categorias

  • CRM
  • Empreendedores
  • Empreendedorismo
  • Gestão Comercial
  • Pré Vendas
  • Produtividade
  • Vendas

Victor Peixoto - saiba tudo sobre vendas, empreendedorismo e mindset para empreendedores

  • About
  • FAQ
  • Support Forum
  • Landing Page
  • Buy JNews
  • Contact Us

© 2018 JNews by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Contact Us
  • Homepages

© 2018 JNews by Jegtheme.

Plugin WordPress Cookie by Real Cookie Banner