A definição de preço é simples: o valor que uma empresa irá cobrar dos clientes por um produto ou serviço. Porém, muitos empreendedores têm dúvidas sobre como precificar um produto.
O que analisar antes de precificar o produto?
A definição do preço de um produto depende basicamente do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor referente aos gastos fixos e variáveis da sua empresa, sendo eles:
Custos: todo gasto referente à fabricação de um produto — matéria-prima, trabalhadores, pagamento dos fornecedores, amortização e outros gastos necessários para a produção.
Despesas: todo gasto relacionado à estrutura administrativa e comercial de uma empresa e também aos investimentos — aluguel, energia elétrica, limpeza, segurança, água, entre outros.
Atenção: é importante lembrar dos gastos variados, como transporte para entrega de mercadorias ou a comissão dos vendedores, afinal, eles fazem muita diferença no cálculo final.
No dia a dia, estabelecer os preços considerando todos esses aspectos não á algo simples, começando pelo fato de que as empresas dependem dos recursos obtidos com as vendas para manter as portas abertas.
Qualquer alteração no mercado, como uma concorrência inesperada, pode levar os empreendedores a aumentarem ou baixarem os preços antes mesmo de avaliarem se isso é saudável para o negócio.
04 Passos para precificar seu produto
1. Conheça seus custos e despesas.
O primeiro passo para precificar produtos deve ser o levantamento detalhado de todos os custos e despesas envolvidos na atividade da empresa.
Quando falo em custos, estou me referindo aos gastos que são próprios da atividade, como a compra de matéria-prima e o pagamento de fornecedores.
Já as despesas são aquelas que dão suporte para que a empresa alcance seus objetivos, como o aluguel do imóvel e o honorário do contador.
Se pular essa etapa, você arrisca ter prejuízo mesmo vendendo muito.
Isso acontece quando os preços estão baixos demais e o faturamento não é suficiente para cobrir todos os custos e despesas.
2. Delimite sua margem de rendimento para melhorar o preço do produto!
Primeiramente, não basta ter uma empresa onde as vendas cubram os custos e as despesas: é preciso gerar lucro para cumprir o propósito do negócio.
O lucro resulta da diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de uma mercadoria, os custos e despesas existentes.
Ao definir a margem para que seu negócio sobreviva, você deve respeitá-la.
Caso você tenha definido um ganho de 20% sobre o custo de cada item, atenha-se ao plano na hora de precificar, exceto se a estratégia tenha que ser modificada.
Se um item dá prejuízo, não adianta mantê-lo no estoque. Compre bem, mas venda melhor.
3. Como precificar seu produto? Estude o mercado!
Além das tabelas de preço que existem por aí, é preciso realizar uma pesquisa minuciosa dos principais players de mercado antes de precificar: quanto vendem, por quanto e para quem.
Imagine que esse estudo seja um mapa de tudo o que você precisa saber sobre o ambiente em que entrará.
Quando todos os empreendimentos oferecem a mesma experiência de compra e vantagens adicionais, como boa variedade de produtos e atendimento de qualidade, o ideal é que os valores sejam parecidos.
Porém, é importante procurar formas de ganhar destaque e oferecer algo a mais, de modo a aumentar o valor agregado do seu estabelecimento, o que evita entrar em uma disputa por preços baixos.
4. Calcule o preço final do produto.
O cálculo consiste basicamente em somar o Custo de Aquisição do Produto (CA), com os tributos incididos sobre ele (Tr), com os Custos Fixos do produto (CF), e dividir por 1 menos a Margem de Lucro (ML) esperada em porcentagem.
Ou seja:
Para encontrar a Taxa de Markup é simples, basta pegar esse valor encontrado como Preço de VENDA (PV) e dividir pelo Custo de Aquisição (CA).
Ou seja:
- Margem de lucro: é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos. Calcula-se subtraindo os custos do preço final do produto.
- Markup: é o percentual aplicado aos produtos, ou seja, o lucro desejado.
Sabendo o que esses termos representam para seu negócio, precificar um produto se torna uma tarefa mais simples e assertiva.
Se você gostou desse conteúdo, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo o que achou desse artigo e como ele melhorou sua precificação.
Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!
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A definição de preço é simples: o valor que uma empresa irá cobrar dos clientes por um produto ou serviço. Porém, muitos empreendedores têm dúvidas sobre como precificar um produto.
O que analisar antes de precificar o produto?
A definição do preço de um produto depende basicamente do equilíbrio entre o preço de mercado e o valor referente aos gastos fixos e variáveis da sua empresa, sendo eles:
Custos: todo gasto referente à fabricação de um produto — matéria-prima, trabalhadores, pagamento dos fornecedores, amortização e outros gastos necessários para a produção.
Despesas: todo gasto relacionado à estrutura administrativa e comercial de uma empresa e também aos investimentos — aluguel, energia elétrica, limpeza, segurança, água, entre outros.
Atenção: é importante lembrar dos gastos variados, como transporte para entrega de mercadorias ou a comissão dos vendedores, afinal, eles fazem muita diferença no cálculo final.
No dia a dia, estabelecer os preços considerando todos esses aspectos não á algo simples, começando pelo fato de que as empresas dependem dos recursos obtidos com as vendas para manter as portas abertas.
Qualquer alteração no mercado, como uma concorrência inesperada, pode levar os empreendedores a aumentarem ou baixarem os preços antes mesmo de avaliarem se isso é saudável para o negócio.
04 Passos para precificar seu produto
1. Conheça seus custos e despesas.
O primeiro passo para precificar produtos deve ser o levantamento detalhado de todos os custos e despesas envolvidos na atividade da empresa.
Quando falo em custos, estou me referindo aos gastos que são próprios da atividade, como a compra de matéria-prima e o pagamento de fornecedores.
Já as despesas são aquelas que dão suporte para que a empresa alcance seus objetivos, como o aluguel do imóvel e o honorário do contador.
Se pular essa etapa, você arrisca ter prejuízo mesmo vendendo muito.
Isso acontece quando os preços estão baixos demais e o faturamento não é suficiente para cobrir todos os custos e despesas.
2. Delimite sua margem de rendimento para melhorar o preço do produto!
Primeiramente, não basta ter uma empresa onde as vendas cubram os custos e as despesas: é preciso gerar lucro para cumprir o propósito do negócio.
O lucro resulta da diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de uma mercadoria, os custos e despesas existentes.
Ao definir a margem para que seu negócio sobreviva, você deve respeitá-la.
Caso você tenha definido um ganho de 20% sobre o custo de cada item, atenha-se ao plano na hora de precificar, exceto se a estratégia tenha que ser modificada.
Se um item dá prejuízo, não adianta mantê-lo no estoque. Compre bem, mas venda melhor.
3. Como precificar seu produto? Estude o mercado!
Além das tabelas de preço que existem por aí, é preciso realizar uma pesquisa minuciosa dos principais players de mercado antes de precificar: quanto vendem, por quanto e para quem.
Imagine que esse estudo seja um mapa de tudo o que você precisa saber sobre o ambiente em que entrará.
Quando todos os empreendimentos oferecem a mesma experiência de compra e vantagens adicionais, como boa variedade de produtos e atendimento de qualidade, o ideal é que os valores sejam parecidos.
Porém, é importante procurar formas de ganhar destaque e oferecer algo a mais, de modo a aumentar o valor agregado do seu estabelecimento, o que evita entrar em uma disputa por preços baixos.
4. Calcule o preço final do produto.
O cálculo consiste basicamente em somar o Custo de Aquisição do Produto (CA), com os tributos incididos sobre ele (Tr), com os Custos Fixos do produto (CF), e dividir por 1 menos a Margem de Lucro (ML) esperada em porcentagem.
Ou seja:
Para encontrar a Taxa de Markup é simples, basta pegar esse valor encontrado como Preço de VENDA (PV) e dividir pelo Custo de Aquisição (CA).
Ou seja:
- Margem de lucro: é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos. Calcula-se subtraindo os custos do preço final do produto.
- Markup: é o percentual aplicado aos produtos, ou seja, o lucro desejado.
Sabendo o que esses termos representam para seu negócio, precificar um produto se torna uma tarefa mais simples e assertiva.
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