Primeiramente, o marketing digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção da marca no ambiente online, sempre visando promover empresas e produtos.
Com isso, as marcas podem recorrer a diferentes canais digitais e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.
No começo da Internet, os sistemas eram ultrapassados e as páginas muito simples. Não existiam canais de interação entre empresa e cliente.
A comunicação se dava unilateralmente, como nos métodos tradicionais de marketing.
A Internet foi evoluindo e, por volta dos anos 2000, o Marketing Digital foi construído.
O crescimento no número de usuários fez com que as empresas investissem cada vez mais nesse setor, trazendo grande evolução técnica e tecnológica.
Embora esteja sempre sendo reinventado, tem uma coisa que não muda: o conteúdo de alta qualidade e extremamente personalizado é a base de todo Marketing Digital de sucesso.
Primeiramente, no Marketing Digital, com um investimento inicial muito menor, é possível segmentar anúncios para públicos específicos — divididos por localização, gênero, idade, interesses…
Além disso: mensurar os resultados das campanhas em tempo real, ou seja, saber quantas pessoas viram a publicidade, clicaram no anúncio e compraram.
Perceba, portanto, que o marketing digital não se refere apenas à comunicação da marca com o público quando ela produz conteúdo digital, cria um site, envia e-mail marketing ou publica nas redes sociais. Isso representa apenas a operacionalização do marketing.
O marketing digital traz uma revolução.
Inicialmente, o mercado na área é bastante amplo.
É possível trabalhar no departamento de marketing de empresas privadas ou em agências de marketing digital.
Nos últimos anos, surgiram diversas agências com essa especialidade, e muitas agências tradicionais se transformaram em digitais ou criaram um núcleo voltado para isso.
Portanto, as oportunidades aumentaram.
Nessa área, também é comum o trabalho como autônomo (como freelancer ou consultor), quando o profissional oferece algum tipo de serviço específico, como o gerenciamento de mídias sociais, produção de conteúdo ou otimização de sites para buscadores.
Aliás, no marketing digital, há diversas especialidades que você pode seguir e abrem portas no mercado.
Você pode assumir posições como:
Antes de tudo é preciso reforçar que a internet tem um poder de alcance enorme!
Se um conteúdo é de qualidade e faz parte da realidade do público que atingirá, essa ação de compartilhamento é garantida.
Com isso, a probabilidade de mais pessoas serem atingidas pelo conteúdo viralizado se torna maior, permitindo que o seu e-commerce alcance públicos diferenciados.
Com a mensagem e o conteúdo correto, a chance do público interagir é maior, aumentando o engajamento que a audiência cria com a marca.
Isso incentiva ainda mais a interação e comunicação entre o público-alvo e a empresa.
Primordialmente, além de reconhecer a audiência interessada no seu negócio, por meio das ações do marketing digital, é possível identificar também as falhas que o e-commerce pode estar apresentando ao público.
A partir disso, você consegue reconhecer quais são esses problemas e, assim, buscar soluções rápidas e eficientes.
O marketing digital te permite mensurar os resultados das ações realizadas por inúmeras ferramentas, com dados completos e acesso rápido.
Esse é um diferencial importante que permite a você, lojista, detectar o comportamento dos seus consumidores, as ações que possuem melhores resultados e os conteúdos mais visualizados.
Cabe a você recolher essas informações, identificar o que está ou não funcionando para, assim, criar estratégias que sejam eficientes e tragam resultados positivos.
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