Primeiramente é preciso lembrar que o mercado está cada vez mais competitivo, ter metas de vendas pode ajudar o seu negócio a se destacar nesse cenário.
Sejam as mudanças no comportamento dos consumidores, as transformações que o mercado digital sofre, tudo isso influencia diretamente nas suas vendas.
Assim, ter um planejamento de vendas se torna fundamental para se manter firme no mercado e com possibilidades de expansão.
Além disso, as metas são fundamentais para orientar seu time e potencializar os esforços numa direção em comum.
Metas de vendas são, essencialmente o conjunto de estratégias que serão definidos para auxiliar a equipe de vendas a vender mais, conquistando tanto os objetivos da empresa como o aumento do faturamento.
Primeiramente é preciso lembrar que, ao primeiro momento esse planejamento pode parecer um ‘bicho de sete cabeças’, mas com o passar o tempo a prática tornará o processo cada vez mais simples.
Antes de tudo, conhecer a realidade da sua empresa é fundamental para descobrir qual o ponto deseja alcançar.
Além disso, descobrir qual a posição do seu negócio no mercado pode te ajudar a definir melhor a margem de lucro, quanto de receita é possível obter com cada serviço/produto, qual parcela do ICP você já possui, entre outras coisas.
Dessa forma, suas metas de vendas serão próximas da sua realidade e baseadas em dados, contribuindo para a diminuição do desgaste dos funcionários.
Primordialmente, o histórico que sua empresa já possui é a base que direcionará seus esforços!
Existem produtos na sua base que vendem mais, produtos que possuem maior sazonalidade, promoções e condições que deram certo, tudo isso demonstra as direções a serem tomadas (e as evitáveis também).
Além disso, perceber quais atitudes já funcionaram pode dar indícios de estratégias anteriores, além do produto final — a promoção/condição ou o produto — o que foi usado para chegar nesse resultado pode ser repetido.
Antes de tudo, o forecasting, ou previsão de vendas, é uma estratégia que trabalha os dados compilados da experiência dos vendedores, no perfil dos clientes e nas oportunidades no seu funil.
Ou seja, quando eu planejo aumentar meu faturamento em 50% durante um determinado mês, é preciso que haja o alinhamento do seu estoque e dos vendedores para não faltarem produtos ou tempo de atendimento.
Já falamos em artigos anteriores e vou me repetir, suas metas precisam atingir alguns critérios para serem tangíveis, grande parte dos empreendedores sofrem por idealizar metas que não podem ser realizadas.
Ou seja, suas metas de vendas devem seguir o modelo SMART
Por fim, suas metas não significam nada sem ajustes!
Metas bem traçadas são a todo tempo verificadas, testadas, rastreadas para gerarem sempre os melhores resultados.
Empreendedores de sucesso entendem a volatilidade do mercado e buscam sempre a adaptação.
Se você gostou dessa dica, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo que achou dela e como essa metodologia ajudou a explodir a sua produtividade!