Gerar leads qualificados é determinante não só para o sucesso das iniciativas de marketing: entenda como a área de vendas também pode se beneficiar dessa estratégia.
Como todas as pessoas que trabalham com vendas bem sabem, nenhum produto se vende sozinho.
Atualmente, não há como fugir: acessar a internet por diversos dispositivos ocupa uma parte crescente do dia a dia das pessoas e o sucesso das marcas está diretamente ligado a sua atuação no mundo virtual.
A definição de lead é a pessoa ou organização com potencial para se transformar em cliente.
Entendendo o que significa lead, a pergunta que fica é: como gerar leads para vendas?
Existem diversas formas de gerar leads, porém a melhor maneira de todas é de forma orgânica, principalmente por meio do que chamamos estratégia de Inbound Marketing.
Dessa forma, só quem estiver realmente interessado entre em contato com a empresa.
Com isso, a chance de sucesso dos vendedores ao abordar um lead e transformá-lo em venda é muito maior.
Essa é a melhor resposta para quem está em busca de como gerar leads qualificados.
Primeiramente, sei que você deve estar pensando “nossa, que dica óbvia!”.
Suponho que você já tenha ouvido falar da regra básica de marketing digital: “Conteúdo é tudo”.
Sim, tudo parte de um bom investimento em conteúdo qualificado, suficientemente interessante para direcionar e engajar pessoas.
Produzir conteúdo apenas com foco em obter novos clientes não é recomendado.
Dê conselhos, dicas, assistência, guias sobre o problema que seu leitor está passando, não sobre o seu produto ou serviço.
Vão existir oportunidades mais na frente do processo decisório (fase da consideração) para você fazer isso e alcance a tão sonhada conversão do lead em cliente.
Buscar gerar e nutrir leads até a efetivação de vendas é um processo mais demorado, de médio e longo prazo, mas que gerará mais retorno no futuro.
Diversifique sua atuação!
Seja o seu negócio B2B ou B2C, há uma série de formatos e ferramentas ideais para um, que podem não funcionar para o outro.
Portanto, você não deve cair na tentação de investir em tudo que está na moda.
É necessário avaliar o seu negócio, os recursos e objetivos da empresa e pesquisar quais são as melhores opções para o seu segmento.
Uma boa estratégia para gerar leads deve contemplar um mix diversificado de ferramentas, plataformas (redes sociais, sites, portais…) e formatos (ebooks, vídeos, infográficos e outros), mas sem exageros que causem o desperdício de recursos.
Por exemplo: para um produto com grande apelo visual é interessante investir em redes sociais como Instagram e Pinterest.
Para empresas B2B a rede social LinkedIn é a que oferece maiores taxas de retorno e geração de leads.
Os clientes que a empresa já tem e estão satisfeitos, são a melhor fonte de novos contatos.
Quando a sua empresa tem um relacionamento duradouro com um cliente e ele está satisfeito com o seu trabalho, é natural que em algum momento você peça indicações a ele, do mesmo modo que ele pode pedir a você.
Dito isso, prestar um serviço de qualidade para os clientes é a melhor maneira de criar um relacionamento duradouro entre vocês, para ser possível posteriormente, pedir indicações de futuros clientes.
É muito mais fácil chegar em um lead dizendo que foi indicação de um cliente.
Isso mostra que o cliente acredita no seu trabalho e ajuda positivamente na eliminação das barreiras de compra.
Se você gostou desse conteúdo, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo o que achou desse artigo e como sua geração de leads aumentou!
Além disso, gostou desse artigo?
Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!
Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.