Se você está buscando e-mail pronto para enviar para o cliente que tenham mais abertura, passam segurança e tem maior chance de fechar um negócio, fique atento a a esse artigo que nele vamos abordar o passo a passo para enviar e-mail de vendas capaz de garantir grandes oportunidades para o vendedor.
Grande corporações que utilizam os modelos de e-mail pronto para enviar, por exemplo, ganham mais tempo para executar suas atividades, sem que a qualidade seja afetada.
Dessa forma, a qualidade no atendimento do cliente, que é responsabilidade da empresa, fica mais palpável, uma vez que existe uma padronização no contato que é feito.
Uma das alternativas de estar ao lado do cliente e não deixar passar o tempo a venda é fazendo o contato no momento certo.
Além disso, com o aumento no volume de lead da sua empresa, é preciso fazer com que esses contatos sejam bem práticos, mas é claro: sem abrir mão da qualidade e da pessoalidade do atendimento.
Portanto, o envio de e-mail prontos de venda está se tornando uma rotina cada vez parte do dia a dia dos negócios.
Entretanto, muitos gestores acabam se destinando tempo com as ligações do seu time de venda, quando na verdade o dia a dia pede que a troca de e-mail entre o comercial e cliente também seja de alta qualidade (e pessoalidade).
Construir um e-mail perfeito de pode ser trabalhoso, mas não é impossível.
Um bom e-mail pronto para enviar (apesar de ser um modelo) precisa sim de um conteúdo de extrema qualidade, mas para ele se destacar e alcançar os resultados desejados temos que pensar na maneira como que ele é construído.
Para construção de um e-mail de vendas deve levar em conta o perfil do cliente, os conteúdos que abordados, anexos, o objetivo dele e como você quer que o leitor perceba a mensagem.
Embora existam alternativas de e-mail, sejam eles e-mail marketing, e-mail de vendas ou e-mail de pós-vendas, a construção deles passam sempre pelas mesmas etapas.
Quais seriam elas?
Antes de apresentar os exemplos de modelos de e-mail pronto para enviar, é importante mostrar a importância de utilizá-los no seu negócio.
Sem dúvidas a vantagem que mais nítida de ter e-mails prontos para vendas é velocidade.
Quando trabalhamos com modelos prontos para e-mail, temos a disposição e não precisamos destinar nosso precioso tempo pensando em mensagens para os clientes.
E como sabemos que eles gostam de: rapidez, praticidade e assertividade na comunicação.
E é aí que entra outra vantagem.
Os modelos prontos possibilitam que o comercial responda rapidamente aquelas perguntas que sempre se repetem.
Uma resposta imediata pode impressionar seu lead ou cliente e incentivá-lo a continuar com as negociações.
Existe lado ruim para os modelos de e-mails de vendas prontos?
O que existem é muitos preconceitos a respeito dos modelos prontos. Mas isso é devido ao seu uso indevido.
Uma vez que não são todos os modelos veem como uma mecanismos que ajuda a agilizar tarefas e alcançar resultados em um tempo mais curto.
Uma parcela desse problema em aceitar modelos de e-emails de vendas prontos de dentro do setor está na ideia que eles podem deixar impessoal, sem aquele toque humano, sabe?
Mas, bem ao contrário disso, quando bem utilizados eles podem melhorar o atendimento ao cliente e apresentar uma proposta de negócios bem mais assertiva para o cliente.
Outro ponto que merece destaque sobre e-mail de vendas pronto é o fato de que eles ajudam a mitigar erros.
Em um template você, habitualmente, deve preencher com as informações dos seus leads/clientes e personalizar com uma informação ou outra.
Logo, ao ter um modelo já pré-definido, as chances de erros são mínimas.
Existem benefícios que as vezes passam despercebidos e não vemos valor, mas fazem toda a diferença em uma rotina acelerada que temos hoje.
Vamos conhecer:
Repara na sua caixa de e-mail, se você recebe muitos e-mails de empresas e vendedores, provavelmente já encontrou algum erro de escrita.
Pode até parecer “aceitável”, mas dependendo do erro e também de quem está lendo, pode ser um cliente a menos (e não é isso que você quer).
Por isso, ao definir aquele modelo de e-mail de vendas, revise cada detalhe para ter certeza de que está tudo correto.
Ao desenvolver um equipe comercial é comum acontecer a seguinte situação: você envia uma informação para um cliente e outro comercial envia outra completamente diferente.
Isso é prejudicial tanto para todos que estão envolvidos nessa comunicação (você, seu colega de trabalho e a empresa).
Com os modelos de e-mail de vendas definidos, a padronização faz com que a empresa passe sempre a mesma mensagem, alterando apenas detalhes quando necessário.
Além disso, com o cadastro de nome dos modelos de e-mail, fica fácil identificar qual mandar em cada etapa da venda.
Se você não precisa mais destinar mais tempo para pensar em como desenvolver um e-mail, você terá tempo para focar em outras tarefas de maior alavancagem.
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Logo, além de possibilitar a padronização das mensagens, ainda te ajuda a ter mais tempo livre, algo tão precioso para o time comercial.
Na hora do relacionamento como cliente, seu foco deve ser sempre oferecer o melhor.
Por isso, se os e-mails forem escritos sem muita atenção ou com muita rapidez, provavelmente algo ficará faltando.
Além disso, o título do e-mail pronto para enviar é algo que faz toda diferença por dois motivos: chamar a atenção e aumentar a taxa de abertura. Por isso, deixar para pensar em cima da hora é não inteligente.
Coma experiencia adquirida nos últimos anos e entendendo essa nova demanda do mercado, preparei um esse artigo com 10 modelos de e-mail de venda para enviar para os clientes em diversas ocasiões.
O e-mail pronto para enviar de abordagem é um dos primeiros que dá abertura para a negociação, e a forma como você se comunica com seu lead nesse momento é crucial.
Existem grandes chances de que seja a primeira vez que ele terá algum tipo de referência sua.
Aquela frase de que a primeira impressão é que a que fica é muito aplicada no primeiro contato por e-mail.
Por isso é importante ser objetivo e bem claro.
“Olá [nome do cliente],
Sou [seu nome], e trabalho no setor comercial da [nome da empresa].
Nós [descreva sua SOLUÇÃO de forma simples]. Acredito que podemos resolver o problema [descreva o problema que você resolve] e por isso estou entrando em contato.
Qual seria a melhor hora para eu te fazer uma ligação?
Obrigado pela atenção,
[seu nome] [seu contato]
“Oi [nome do cliente],
Sou [seu nome] da [nome da empresa] e estou tentando descobrir quem seria a melhor pessoa possível para conversar [problema que a solução que você oferece soluciona] em sua empresa.
Você se importaria de me indicar a pessoa certa e a melhor maneira de alcançá-la? E caso seja você, poderíamos agendar um dia para conversarmos?
Agradeço muito pela sua ajuda.
Atenciosamente,
[seu nome] [seu contato]
“Oi [nome do cliente],
Durante uma conversa com o [nome da pessoa] ele mencionou que você estava procurando por [descrever o que ele estava procurando] e acontece que sou especialista em [especialização].
Ele achou que poderia ser benéfico para nós nos conectarmos, já que recentemente ajudei [cliente satisfeito] a melhorar sua [o que ajudou] implementando nossa solução.
Se você estiver interessado em discutir isso, podemos agendar um horário. Que tal na [dia da semana] às [horário]?
Aguardo sua resposta!
Desde já agradeço,
[seu nome] [seu contato]
A partir do momento em que se realiza o primeiro contato com o lead, é hora de enviar pequenos lembretes sobre a solução e as reuniões que vocês marcaram.
O e-mail no pós-vendas se assemelha a despedida após uma balada, é o momento que você marca sua presença e mostra que estava ali totalmente a disposição para seu cliente.
O cliente precisa ter a certeza de que todos os laços criados foram realmente honestos e que você e a empresa se importam com o tempo que ele já destinou, e que não estavam visando apenas a compra.
É importante manter a cordialidade e não tornar a experiência dele indesejada, sendo assim, a escolha das palavras é imprescindível para que ele não se sinta cobrado.
Olá [nome], tudo bem?
Estou entrando em contato para lembrá-lo sobre nossa reunião no [dia] às [horário marcado] para falarmos sobre [nome do seu produto ou empresa].
Posso confirmar?
[seu nome]
Reforço que esquecê-lo pode passar a impressão de que a sua experiência não está sendo interessante e de que ele foi totalmente esquecido.
Esse contato, após a negociação chegar ao fim, tem justamente essa função, fazer com que o cliente se sinta acolhido e valorizado, mesmo depois de ter investido seu dinheiro.
Ainda falando de follow-up, existe um outro tipo de e-mail pronto para enviar que envolve esse tipo de situação que é quando o cliente para de responder o vendedor.
OBS: Isso acontece com todo mundo que trabalha com vendas. Não se desespere.
Por isso, é de extrema importância ter uma forma de entrar em contato com os clientes que simplesmente sumiram.
Você precisa manter seu funil de vendas atualizado com as oportunidades em cada etapa e definir se essa oportunidade realmente foi descartada.
Para esse modelo de e-mail é recomendado que seu CRM esteja atualizado e com histórico de vendas completo, para que se obtenha dados precisos.
Também não é preciso perguntar se o cliente recebeu, pois provavelmente ele tem as razões dele para simplesmente não responder.
Olá, [nome do cliente]
Tudo bem? Nosso último contato foi [dia do último contato feito]. Ainda não tive a oportunidade de saber sua resposta sobre [o que foi discutido no último e-mail] e por isso estou entrando em contato para saber se há algo mais em que eu possa ajudar.
Se ainda houver dúvida, estou aqui para ajudar!
Aguardo sua resposta,
[seu nome]
Olá [nome],
Eu espero que tudo esteja bem com você. Sei que ainda não ouvi uma resposta sua sobre [assunto dos últimos contatos], mas eu realmente gostaria de te ajudar.
Estou enviando alguns materiais, em anexo e por links, que podem te ajudar com [um problema que a empresa está enfrentando no momento]. Aqui estão os links:
[links ou informações]
Eu também esperava agendar uma breve conversa esta semana para que possamos trocar uma ideia novamente sobre alguns dos projetos que você tem em mente. Quando você estará disponível na próxima semana?
Aguardo seu retorno!
[Seu nome]
Esse é o momento que todo vendedor trabalha para chegar, dado que é quando o cliente vai dizer se fecha ou não o negócio.
É um momento muito delicado e qualquer erro pode valer toda a venda. Sendo assim, a abordagem tem que ser bem trabalhada.
Olá [nome], tudo bem?
Estou entrando em contato para saber se você já conseguiu pensar nas nossas últimas conversas e ter uma decisão. Estou aqui para te ajudar, então se ainda tiver questionamentos, não hesite em entrar em contato!
Aguardo sua resposta,
[seu nome]
Olá, [nome do cliente].
Estou feliz que você esteja considerando adquirir nossa solução! Conforme conversado anteriormente, acredito que nossa ferramenta contribuirá para alguns de seus problemas, como [citar ao menos 3].
Se houver mais informações que eu possa fornecer ou perguntas que eu possa responder, por favor me avise. Os próximos passos seriam assinar o contrato e trabalhar com nossa equipe de sucesso do cliente para realizar os últimos ajustes.
[seu nome]
A venda não termina quando o cliente fecha o negócio.
Na verdade, é ai que a venda COMEÇA!
É importante realizar um acompanhamento pós-vendas para diagnosticar como o cliente está lidando com a solução e se existem dúvidas ou problemas.
É esse acompanhamento que reduz o risco de cancelamentos inesperados, e aumenta a confiança do consumidor na empresa.
Olá [nome do cliente],
Estou entrando em contato perguntar como está tudo na [nome da empresa ou cliente que você atende]. Como está sendo sua experiência com a nossa solução?
Recentemente, adicionamos alguns novos recursos ao nosso software que acredito que seriam realmente úteis para [as dores do cliente]. Se você estiver interessado em um bate-papo ou uma demonstração rápida esta semana, entre em contato comigo.
Tudo de bom para você,
[seu nome]
Olá [nome do cliente],
Espero que você esteja bem!
O meu colega de trabalho, [nome do membro], estava compartilhando que você está com algumas dificuldades.
Além da ajuda técnica, gostaria de compartilhar algumas postagens do blog relacionadas a este tópico que seriam úteis para vocês:
[links]
Se tiver mais alguma dúvida, entre em faça contato comigo.
Desde já agradeço,
[seu nome]
Geralmente quando chegamos ao final do e-mail temos a impressão de que tudo o que precisava ser dito já está no decorrer dele, correto?
Só que não é bem assim.
Muitas pessoas não sabem como finalizar um e-mail pronto para enviar de pós venda.
Cada e-mail pronto que você envia, é uma história que você engaja o cliente, logo, é necessário deixa pronto um modelo para repassar pontos chaves da negociação, para reforçar na mente do cliente.
No caso do pós-vendas, as vantagens podem ser revisadas para aumentar o valor percebido da solução para o consumidor.
Até porque um dos objetivos é justamente fortalecer isso para que haja um maior NPS.
E podemos ir adiante, já que, no pós-vendas, não só as informações precisam ser relembradas, os canais de contato também.
Por mais que você coloque-as abaixo da assinatura do e-mail, é importante apontar que elas estão lá.
Por exemplo:
“Qualquer dúvida, ou se precisar falar comigo, meus dados de contato estão na assinatura desse e-mail. Estou sempre disponível, não hesite em me chamar, estou sempre aqui para atender você.”
A disponibilidade é o canal primordial para esse laço após a venda, é o que vai instigar o cliente a continuar a comprar e divulgar mais sua solução para o outro.
Escolher o melhor modelo de e-mail pronto para enviar dentro várias opções pode ser complicado, ainda mais se essa escolha não for baseada em testes e dados, mas sim por critérios que não levam em consideração os resultados empiricus.
A escolha do seu modelo de e-mail pode, e deve, ser feita com base nos resultados que eles apresentaram como, por exemplo, respostas e taxa de abertura.
Beleza, mas e você ainda não fez um teste?
É natural que a parte do teste seja deixado para outro momento, uma vez que algumas empresas não os veem como mecanismos para aprimorar o processo e aumentar os resultados.
É imprescindível a realização de testes A/B, uma estratégia que permite que você teste dois ou mais modelos de e-mail e entenda qual teve uma maior taxa de abertura, respostas e cliques no link.
Sem contar que ele ajuda até mesmo a identificar os melhores horários para entrar em contato com a base.
Algo que também deve ser feito é testar assuntos.
Alguns assuntos despertam mais a atenção do que outros, e saber quais são esses assuntos para o seu público já ajuda na escolha e desenvolvimentos dos seus modelos de e-mail.
Você sabia que muitas ferramentas de gerenciamento de relacionamento com o cliente trabalham com funcionalidades de que facilitam a vida do vendedor?
Uma dessas funcionalidades é a criação de modelos de e-mail pronto para enviar, que podem ser enviados de dentro da própria ferramenta.
Leadlovers é um sistema de extrema importância para as vendas, visto que ele organiza o processo de vendas e ajuda a aumentar produtividade da equipe, o que no fim acaba rendendo mais lucros.
Ferramentas como o Leadlovers, contam com essa facilidade para o usuário.
Quer saber como?
Dentro da plataforma do Leadlovers, você pode cadastrar os modelos de e-mail (também chamados de templates) para otimizar o tempo.
Você pode criar sequências de e-mail pronto para enviar e enviando mensagens personalizadas para toda a sua lista de contatos.
Existem diversas opções no Leadlovers para você se organizar, como:
Quando finalizar, você pode salvar o modelo que ele ficará em seus Modelos de e-mail, pronto para ser usado e editado e você poderá alterar as informações do modelo sempre que necessário.
Essa funcionalidade pode ajudar muito a melhorar a forma como a troca de e-mails é feita hoje na sua rotina de trabalho!
Como você viu, ter o Leadlovers dentro da sua empresa pode te garantir essa e outras funcionalidades, então que tal começar um teste gratuito em nossa ferramenta e conhecer cada uma delas? Clique no banner a seguir e faça o seu teste gratuito.