Victor Peixoto
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Como preparar a equipe de vendas? 05 Dicas Essenciais! 
24 de abril de 2022 Por Victor Peixoto

Vender mais é o sonho de qualquer empresa. E para isso, preparar a equipe de vendas é fundamental!

Os líderes e gestores precisam encontrar maneiras eficientes para treinar seus comandados, oferecendo o conhecimento e as ferramentas necessárias para que eles se desenvolvam. Essa mentalidade pode trazer excelentes resultados para a empresa, fortalecendo o negócio e aumentando a lucratividade.

Qual a importância de preparar a equipe de vendas?

A gestão de equipe de vendas visa coordenar funcionários, processos e recursos para alcançar bons resultados. 

Isso inclui bater metas de vendas, aumentar os lucros da empresa e manter os vendedores motivados.

Portanto, investir no treinamento para equipe de vendas é fundamental em qualquer organização. 

Essa é uma maneira de garantir que esses colaboradores desempenhem a função corretamente, ou seja, mantendo um bom relacionamento com os clientes e facilitando a venda.

Ao oferecer atualização constante aos colaboradores de sua empresa, consequentemente proporcionará ao seu público-alvo vendedores competentes e altamente preparados para qualquer desafio.

Então, vamos às dicas!

1 — Como preparar a equipe de vendas? Acompanhe de perto os resultados!

Para preparar a equipe de vendas, o acompanhamento do desempenho de cada colaborador constantemente (uma vez por semana, pelo menos) é fundamental.

Sendo assim, recomendo que você dê atenção:

  • À produtividade;
  • Ao conhecimento sobre produto;
  • Às técnicas de abordagem do cliente; e
  • À atualização do CRM (ou planilha de registros).

Quanto mais otimizados esses quatro aspectos estiverem, melhor será a qualidade do trabalho do seu colaborador e, consequentemente, da sua equipe. 

Ao identificar alguma variável decaindo, ajude o colaborador a entender a importância de trabalhar naquilo, e caso necessário, ofereça treinamento para melhorá-la.

Se o colaborador está deixando de atualizar o CRM, por exemplo, converse com ele sobre a importância de manter os registros atualizados.  

Mostre situações onde o CRM concretizou diferença, e ajude-o a lidar com o sistema caso ele ainda não tenha domínio dessa tarefa.

2 — Como preparar a equipe de vendas? Use de vendas consultivas!

Saber adotar uma postura consultiva durante a venda realiza toda a diferença entre fechar negócio ou perder um cliente.

Afinal, as pessoas já não querem conversar com um vendedor para conhecer as funcionalidades do produto que eles oferecem e como essa solução é incrível.

Elas conseguem essas informações por conta própria — pesquisando no site e nas redes sociais.

O que elas querem mesmo é que o vendedor mostre de que forma a solução que ele oferece resolve o problema delas, especificamente.

Além disso, ao investir nas vendas consultivas, percebe-se:

  • Um aumento da receita, graças à melhoria das taxas de fechamento para novos clientes e expansão dos negócios com os compradores atuais.
  • Uma vantagem competitiva, devido a uma abordagem de vendas fortemente alinhada às necessidades do cliente.
  • Redução da duração do ciclo de vendas, já que gera confiança no comprador para que ele se comprometa com sua empresa.

3 — Como preparar a equipe de vendas? — Planeje todas as tarefas com antecedência.

Invista em planejamento

Uma equipe treinada para se planejar é mais eficiente e produtiva. 

Isso não quer dizer que a equipe de vendas precisa prever os imprevistos, mas que é necessário deixar um tempo reservado para futuros imprevistos e problemas urgentes que aparecem durante o dia.

A equipe de vendas precisa finalizar as tarefas não podem ser postergadas.

Quando o planejamento funciona, o gerenciamento de equipe de vendas é muito mais fácil e a equipe terá tempo suficiente para realizar todas as suas obrigações sem deixar passar batido.

Lembre-se: todo compromisso deve ter hora de início e de término.

4 — Como preparar a equipe de vendas? — Inteligência emocional em vendas

A inteligência emocional, basicamente, é a capacidade de compreender, usar e gerenciar suas próprias emoções (e a dos outros) de maneira positiva.

A inteligência emocional passou de uma habilidade secundária para uma das mais valorizadas no mercado — especialmente na área de vendas.

Em 1996, com a publicação da obra de Daniel Goleman, descobriu-se que a inteligência emocional é responsável por 67% das habilidades indispensáveis para um desempenho superior.

Ou seja, 2 vezes mais importante do que QI ou conhecimentos técnicos.

E, desde então, vários estudos vêm comprovando a importância da inteligência emocional:

A Pepsi, por exemplo, descobriu que executivos com alta inteligência emocional têm produtividade 10% maior, sua rotatividade é 87% menor e aumentam o retorno sobre o investimento (ROI) em 100%.

A AT&T também observou que, em todos os níveis de gerenciamento, profissionais com altos níveis de inteligência emocional têm uma produtividade 20% maior.

Além disso, uma pesquisa apontou uma relação positiva entre a inteligência emocional e a receita de vendas.

5 — Como preparar a equipe de vendas? – Invista em Soft Skills

Fornecer um treinamento de vendas que desenvolva as soft skills, garante que sua equipe seja duplamente qualificada.

Entre as soft skills mais requisitadas, estão:

Inteligência emocional: com essa soft skill, seus vendedores percebem e compreendem suas emoções e as usam a seu favor, gerenciando-as melhor

  • Escuta ativa: a escuta ativa faz com que os vendedores consigam entender plenamente o ponto de vista e a realidade do cliente, fornecendo um atendimento mais personalizado e uma experiência melhor
  • Accountability: a capacidade de se sentir responsável pelo alcance (ou não) de um objetivo ou meta e se comprometer a melhorar sempre é uma habilidade valiosa — e deve estar contida no treinamento de vendas
  • Coachability: além de saber ouvir, é preciso que sua equipe também saiba transformar os feedbacks que recebe em melhorias — seja na forma como desempenham suas tarefas ou em sua postura 
  • Gerenciamento de tempo: o setor comercial é extremamente dinâmico, assim, saber gerenciar bem tempo é uma habilidade fundamental a ser trabalhada em um treinamento de vendas 
  • Colaboratividade: se não há comunicação entre os membros da equipe, haverá confusões e falhas. Além disso, a equipe de vendas não é uma ilha, ela depende de outros departamentos para executar seu trabalho. Por isso a colaboratividade é fundamental
  • Resiliência: geralmente, um vendedor só consegue um “sim” na oitava tentativa com o cliente. Mas somente 20% dos vendedores tem a resiliência necessária para persistir até lá. E você não quer pagar por 100% da equipe para perder dinheiro com 80% dela, certo?
  • Orientação às metas: metas e vendas andam de mãos dadas, não tem jeito. Mas se sua equipe não é voltada a elas, dificilmente conseguirá alcançá-las, ficando sempre abaixo do seu potencial. Por isso, considere incluir essa soft skill em seu treinamento de vendas.

Neste artigo, mostramos como preparar a equipe de vendas é importante para o sucesso do negócio.

Além desses métodos, é extremamente necessário que o gestor acompanhe o resultado após preparar a equipe de vendas, verificando o que está trazendo os efeitos esperados e como ele pode otimizar esse processo.

Desse modo, a empresa ganhará profissionais mais capacitados para oferecer seus produtos e, consequentemente, terá um aumento nos resultados.

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Victor Peixoto
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