Dentre as diversas plataformas disponíveis para vender produtos, destacam-se: a loja virtuai, os marketplaces e as redes sociais.
Ao longo dos últimos anos, a internet se tornou o ambiente ideal para divulgar uma marca e conquistar o público-alvo.
De fato, criar uma loja virtual é bem mais barato e rápido do que estabelecer uma loja física.
Afinal, para as vendas online, não existem fronteiras, sendo o limite do sucesso determinado basicamente pela sua vontade de crescer.
Lembre-se de que, no caso das lojas virtuais, o tráfego é livre para receber quantos clientes quiser, a qualquer hora do dia ou da noite, estejam eles onde estiverem.
1.º Passo para criar sua loja virtual: determine o investimento que se deseja fazer
O primeiro passo para montar uma loja virtual não poderia ser outro, a não ser determinar o investimento para tocar o seu negócio.
Nesse sentido, você precisará analisar uma série de fatores, como:
- que categorias de produto serão disponibilizados;
- os meios de entrega e a logística;
- estratégias de marketing e assim por diante.
Para não se perder nas finanças e garantir pelo menos o primeiro ano de atividade, fica a dica: divida o que você considera como seu montante inicial em 12 partes.
A primeira delas, possivelmente, será maior, mas, o que sobrar, procure dividir em partes iguais para os próximos 11 meses.
Não ter esse cuidado pode colocar suas operações em risco, comprometendo o fluxo de caixa e o pleno funcionamento do negócio.
2.º Passo para criar sua loja virtual: hospedagem!
Agora que você já definiu sua direção e quanto investirá, é o momento de partir para a estruturação da sua loja virtual.
Um dos pontos mais importantes para montar o próprio e-commerce é em relação à escolha da plataforma.
Afinal, esse é o sistema que permitirá o controle das suas vendas e a exposição da sua marca na internet.
Assim sendo, dê uma atenção especial a esse aspecto, observando as funcionalidades e características das diferentes plataformas de e-commerce no mercado.
Analise, por exemplo, se a solução em questão permite:
- cadastrar e incluir os produtos;
- gerenciar os preços e o estoque;
- organizar as formas de pagamento;
- sistematizar as entregas;
- preservar as informações pessoais dos visitantes e garantir a segurança dos dados.
Verificadas essas questões, é interessante que você saiba que há três categorias de plataformas:
- gratuitas (open source, oferecendo boas possibilidades de personalização, no entanto, podem ser instáveis e de difícil manutenção);
- pagas (será preciso deixar uma pequena porcentagem sobre as vendas realizadas. Porém, os softwares são confiáveis e com ótimos serviços de atendimento, mas a personalização pode ser reduzida);
- próprias (permitem total personalização, mas exigem uma equipe especializada para mantê-la, o que implicará em altos custos).
Existem duas categorias de domínio: os genéricos (.com, net, org.) e os territoriais, associados a países (.br., .ar, etc.) — no momento de registrar o seu, é importante considerar essas duas alternativas e pesquisar se o nome que você deseja está disponível.
3.º Passo para criar sua loja virtual: Segurança e Pagamentos!
Ainda pensando na infraestrutura da sua loja, a escolha do meio de pagamento é um ponto-chave para garantir a segurança das suas transações e atender bem os seus clientes, oferecendo todas as formas de pagamento necessárias para que eles se sintam contemplados no seu site.
No mercado existe uma variedade de tecnologias de pagamentos e de empresas diversas.
Segundo dados do IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait, 52% dos consumidores brasileiros indicam o cartão de crédito como sua principal forma de pagamento.
Assim, é importante escolher um sistema que aceite as principais bandeiras do mercado, bem como outras formas de pagamento, como o boleto bancário.
Uma funcionalidade relevante nesse sentido é o link de pagamento, que permite enviar o checkout diretamente para o cliente finalizar sua compra em qualquer lugar.
Isso possibilita vender por diferentes canais, como redes sociais, e-mail e WhatsApp.
E, em se tratando de segurança, o mais indicado é aderir ao protocolo/certificado SSL, sigla para Secure Socket Layer, que possibilita a criptografia de todos os dados em sites https – simbolizada pelo ícone de um cadeado na barra de navegação.
Muitos consumidores já se habituaram a observar esse parâmetro, dando preferência por comprar apenas em lojas virtuais com esse tipo de certificação.
Afinal, isso confere mais segurança à compra.
Bônus: Realize um planejamento logístico!
O primeiro passo para saber como montar uma loja virtual do zero é analisar o mercado.
E esse conselho é válido mesmo para quem definiu o segmento da loja virtual.
Para analisar o mercado, primeiro faça um levantamento das lojas virtuais que você gosta: por que gosta delas? O que elas têm de legal que chama a sua atenção? No que elas precisam melhorar? O que você faria diferente? Elabore anotações sobre todas essas reflexões.
Outro passo importante nessa fase inicial é recorrer aos relatórios de mercado.
O planejamento logístico envolve desde a aquisição de produtos até a sua entrega ao cliente final, constituindo um dos maiores custos para qualquer empreendimento.
Seu planejamento deve incluir:
- Bons fornecedores;
- Seu estoque e capacidade de vendas;
- Como melhorar suas embalagens e apresentações;
- Formas de tornar seu frete acessível (produto físico no caso).
Espero que esse artigo tenha te auxiliado a dar os primeiros passos com a sua loja online!
Se você gostou desse conteúdo, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo o que achou desse artigo e como anda sua loja virtual.
Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!
Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.
Dentre as diversas plataformas disponíveis para vender produtos, destacam-se: a loja virtuai, os marketplaces e as redes sociais.
Ao longo dos últimos anos, a internet se tornou o ambiente ideal para divulgar uma marca e conquistar o público-alvo.
De fato, criar uma loja virtual é bem mais barato e rápido do que estabelecer uma loja física.
Afinal, para as vendas online, não existem fronteiras, sendo o limite do sucesso determinado basicamente pela sua vontade de crescer.
Lembre-se de que, no caso das lojas virtuais, o tráfego é livre para receber quantos clientes quiser, a qualquer hora do dia ou da noite, estejam eles onde estiverem.
1.º Passo para criar sua loja virtual: determine o investimento que se deseja fazer
O primeiro passo para montar uma loja virtual não poderia ser outro, a não ser determinar o investimento para tocar o seu negócio.
Nesse sentido, você precisará analisar uma série de fatores, como:
- que categorias de produto serão disponibilizados;
- os meios de entrega e a logística;
- estratégias de marketing e assim por diante.
Para não se perder nas finanças e garantir pelo menos o primeiro ano de atividade, fica a dica: divida o que você considera como seu montante inicial em 12 partes.
A primeira delas, possivelmente, será maior, mas, o que sobrar, procure dividir em partes iguais para os próximos 11 meses.
Não ter esse cuidado pode colocar suas operações em risco, comprometendo o fluxo de caixa e o pleno funcionamento do negócio.
2.º Passo para criar sua loja virtual: hospedagem!
Agora que você já definiu sua direção e quanto investirá, é o momento de partir para a estruturação da sua loja virtual.
Um dos pontos mais importantes para montar o próprio e-commerce é em relação à escolha da plataforma.
Afinal, esse é o sistema que permitirá o controle das suas vendas e a exposição da sua marca na internet.
Assim sendo, dê uma atenção especial a esse aspecto, observando as funcionalidades e características das diferentes plataformas de e-commerce no mercado.
Analise, por exemplo, se a solução em questão permite:
- cadastrar e incluir os produtos;
- gerenciar os preços e o estoque;
- organizar as formas de pagamento;
- sistematizar as entregas;
- preservar as informações pessoais dos visitantes e garantir a segurança dos dados.
Verificadas essas questões, é interessante que você saiba que há três categorias de plataformas:
- gratuitas (open source, oferecendo boas possibilidades de personalização, no entanto, podem ser instáveis e de difícil manutenção);
- pagas (será preciso deixar uma pequena porcentagem sobre as vendas realizadas. Porém, os softwares são confiáveis e com ótimos serviços de atendimento, mas a personalização pode ser reduzida);
- próprias (permitem total personalização, mas exigem uma equipe especializada para mantê-la, o que implicará em altos custos).
Existem duas categorias de domínio: os genéricos (.com, net, org.) e os territoriais, associados a países (.br., .ar, etc.) — no momento de registrar o seu, é importante considerar essas duas alternativas e pesquisar se o nome que você deseja está disponível.
3.º Passo para criar sua loja virtual: Segurança e Pagamentos!
Ainda pensando na infraestrutura da sua loja, a escolha do meio de pagamento é um ponto-chave para garantir a segurança das suas transações e atender bem os seus clientes, oferecendo todas as formas de pagamento necessárias para que eles se sintam contemplados no seu site.
No mercado existe uma variedade de tecnologias de pagamentos e de empresas diversas.
Segundo dados do IX Relatório de Tendências de Meios de Pagamento da Minsait, 52% dos consumidores brasileiros indicam o cartão de crédito como sua principal forma de pagamento.
Assim, é importante escolher um sistema que aceite as principais bandeiras do mercado, bem como outras formas de pagamento, como o boleto bancário.
Uma funcionalidade relevante nesse sentido é o link de pagamento, que permite enviar o checkout diretamente para o cliente finalizar sua compra em qualquer lugar.
Isso possibilita vender por diferentes canais, como redes sociais, e-mail e WhatsApp.
E, em se tratando de segurança, o mais indicado é aderir ao protocolo/certificado SSL, sigla para Secure Socket Layer, que possibilita a criptografia de todos os dados em sites https – simbolizada pelo ícone de um cadeado na barra de navegação.
Muitos consumidores já se habituaram a observar esse parâmetro, dando preferência por comprar apenas em lojas virtuais com esse tipo de certificação.
Afinal, isso confere mais segurança à compra.
Bônus: Realize um planejamento logístico!
O primeiro passo para saber como montar uma loja virtual do zero é analisar o mercado.
E esse conselho é válido mesmo para quem definiu o segmento da loja virtual.
Para analisar o mercado, primeiro faça um levantamento das lojas virtuais que você gosta: por que gosta delas? O que elas têm de legal que chama a sua atenção? No que elas precisam melhorar? O que você faria diferente? Elabore anotações sobre todas essas reflexões.
Outro passo importante nessa fase inicial é recorrer aos relatórios de mercado.
O planejamento logístico envolve desde a aquisição de produtos até a sua entrega ao cliente final, constituindo um dos maiores custos para qualquer empreendimento.
Seu planejamento deve incluir:
- Bons fornecedores;
- Seu estoque e capacidade de vendas;
- Como melhorar suas embalagens e apresentações;
- Formas de tornar seu frete acessível (produto físico no caso).
Espero que esse artigo tenha te auxiliado a dar os primeiros passos com a sua loja online!
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