Victor Peixoto
Victor Peixoto
Autogerenciamento: 03 Dicas Sobre!
8 de maio de 2022 Por Victor Peixoto

Autogerenciamento é a habilidade de gerenciar nossa experiência interna — pensamentos, emoções, percepções. 

É um dos componentes da Inteligência Emocional e  afeta fortemente o desempenho profissional na Era do Conhecimento.

O que é autogerenciamento?

O autogerenciamento está ligado à viabilidade de gerenciar a si próprio. 

Ele não atua somente com profissionais autônomos. 

Aliás, as empresas têm prezado por esse aspecto visando estimular os funcionários a se desenvolverem no setor em que trabalham, sem que para isso seja necessário receber ordens de outras pessoas.

Isso quer dizer que a habilidade de se auto gerenciar é saber determinar metas para o próprio desenvolvimento, sendo que os estímulos devem partir da pessoa. 

Ou seja, nada mais é do que optar por um comportamento proativo referente à própria carreira.

Qual a importância de saber se auto gerenciar?

Assim como uma empresa que deseja prosperar reinveste parte de seus recursos para aumentar suas atividades e garantir sua sobrevivência, uma pessoa também deve agrupar parte de seus ganhos para aplicar na própria carreira.

Por exemplo, quando uma crise econômica acontece, diversos negócios reduzem suas atividades demitindo colaboradores para diminuição dos custos.

Então, vamos às dicas!

1. Autogerenciamento significa conhecer a si mesmo e como você se relaciona com os outros.

As pessoas têm o costume de prestar muita atenção na vida e comportamento de todos que estão à sua volta, porém se esquecem de se autoavaliar. 

Um dos pontos da inteligência emocional é o autoconhecimento, e você só conseguirá gerenciar a si mesmo se estiver ciente de suas potencialidades e limitações.

É preciso saber em quais aspectos você se sai melhor e o que dificulta o seu desempenho em outros. 

Procure entender também suas emoções: que situações tiram você do sério ou lhe causam medo? O que lhe traz alegria e satisfação? Tente entender o porquê de suas reações.

Nessas horas, uma conversa franca com um amigo ou alguém próximo da família pode ajudar. 

Pergunte como essas pessoas enxergam você, quais suas qualidades e defeitos. 

A partir dessas respostas, reflita sobre si mesmo e observe o que pode ser modificado.

O autoconhecimento terá um impacto direto no seu dia a dia profissional, nas suas decisões, mudança de postura e na melhora da sua performance.

Para se auto gerenciar, é muito importante entender e cuidar do seu relacionamento com as pessoas, em especial no ambiente do trabalho, visto que ninguém trabalha sozinho.

Você precisa avaliar a sua capacidade de ouvir, trabalhar em equipe e até mesmo entender quais aspectos o deixam estressado em relação aos outros. 

Você consegue mostrar aos colegas ou a seus superiores que algo o incomoda? 

Sabe pedir ajuda em um momento de dificuldade em alguma tarefa? Consegue apresentar novas ideias e projetos em uma reunião?

Ter empatia, ser transparente, deixar o orgulho de lado, ser proativo e conseguir trabalhar em equipe são itens importantes para o autogerenciamento que, consequentemente, melhoram o clima organizacional e sua produtividade.

2. Autogerenciamento é priorizar a saúde!

Estar com a saúde física e mental em dia auxilia consideravelmente na sua capacidade de autogerenciamento.

Quanto mais otimizada estiver sua inteligência emocional, melhor será seu discernimento para observar perspectivas e mais acertadas serão suas decisões.

Nessa mesma linha, cuidar da saúde física também é essencial, até pelo motivo de elas estarem diretamente ligadas. 

Quanto mais saudável você se encontrar, melhor será sua capacidade para enfrentar os seus problemas e alcançar suas metas.

3. Para ter autogerenciamento é necessário estabelecer rotinas e contar com a ajuda de boas ferramentas!

A disciplina é fundamental na capacidade de organização dos prazos. 

Cada pessoas deve entender a urgência e necessidade de cada tarefa a ser executada, esse é o ponto do autogerenciamento.

Assim, ser “chato” com metas é prazos é o segredo do sucesso, e se você tem problemas com procrastinação é interessante contar com o auxílio de boas ferramentas.

Essa organização auxilia a oferecer melhor consistência à execução das tarefas e a otimizar o comprometimento dos envolvidos com o negócio.

Por conseguinte, isso se reflete em resultados mais eficazes para a empresa.

Há no mercado ferramentas tecnológicas que podem auxiliar bastante na simplificação ou na eliminação de atividades que gastam tempo desnecessário do cotidiano. 

Da mesma maneira, estratégias de gerenciamento de tempo existentes no mercado são excelentes opções para o processo de autogerenciamento.

Lembre-se de que, como todo recurso, esses mecanismos precisam ser escolhidos com eficiência e apresentar bons métodos de autogerenciamento. 

Isso para que não se tornem fontes de desperdício de tempo, o que criaria o efeito contrário às estratégias iniciais para as quais foram criadas.

É recomendado um cuidado bastante especial com o tempo de navegação em redes sociais e em consultas de contas de e-mail.

Se você gostou desse conteúdo, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo o que achou desse artigo e como essas dicas te ajudaram a melhorar o gerenciamento do seu tempo.

Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!  

Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.

Victor Peixoto
© 2021-2022 Victor Peixoto - Todos os direitos reservados