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Home Empreendedores

Quem foi Andy Grove ?

by Victor Peixoto
6 de abril de 2022
in Empreendedores, Empreendedorismo
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andy grove

a construção da intel

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Antes de tudo, Andy Grove foi um professor norte-americano, e um dos fundadores da Intel, nasceu em 1936, em Budapeste, Hungria. 

Em seguida, em 1960 formou-se em Engenharia Química pelo City College of New York e três anos mais tarde obteve um doutoramento pela Universidade da Califórnia.

Posteriormente, fez parte do Laboratório de Investigação e Desenvolvimento da Fairchild Semiconductor, do qual se tornou Diretor Assistente de Investigação e Desenvolvimento em 1967.

Além disso, em 1968 Andrew Grove fez parte do grupo fundador da Intel Corporation e onze anos mais tarde torna-se presidente da empresa.

História de Andy Grove

De acordo com registros, Grove desempenhou um papel fundamental na decisão de mudar o foco da Intel dos chips de memória para os microprocessadores.

Bem como liderou a transformação da empresa em uma marca amplamente reconhecida. 

Da mesma forma, sob a liderança dele, a Intel produziu os chips, como 386 e o Pentium, que ajudaram a inaugurar a era do PC. 

Ao mesmo tempo, a empresa também aumentou suas receitas anuais de US$ 1,9 bilhão para mais de US$ 26 bilhões.

Grove era tanto um engenheiro astuto, quanto um zeloso estudante de gestão empresarial. 

Seus livros High Output Management (1983) e Only the Paranoid Survive (1999) continuam sendo considerados como alguns dos mais respeitados na área de gestão.

“Andy abordou a estratégia e a liderança corporativa de formas que continuam a influenciar pensadores e empresas proeminentes de todo o mundo”, disse o presidente do Conselho da Intel, Andy Bryant. 

“Ele combinou a abordagem analítica de um cientista à habilidade de engajar os outros em conversas honestas e profundas, o que sustentou o sucesso da Intel pelo período que viu o surgimento do computador pessoal, da Internet e do Vale do Silício”.

Grove e sua esposa Eva foram casados por 58 anos e tiveram duas filhas e oito netos.

Lições de liderança de Andy Grove

Durante sua gestão, caracterizada por sua inteligência, carisma e visão, ele multiplicou exponencialmente os lucros da empresa. 

Andy Grove deixou um legado com o qual podemos aprender muito e, nesse caso, vale destacar algumas lições que aprendemos com a liderança e gestão empresarial de Grove em seu tempo com a Intel e a indústria de computadores.

Criar uma marca

Antes os usuários de computador não sabiam quem fabricava os microprocessadores (peça fundamental para o funcionamento dos PCs), havia apenas referências numéricas. 

Para corrigir isso, sob a liderança de Grove, a empresa lançou uma grande campanha publicitária que pela primeira vez foi direcionada aos próprios usuários e não às produtoras. 

Era o lançamento do “Intel Inside”, cujo objetivo era convencer os usuários de computadores pessoais de que “o microprocessador dentro do computador é o computador”. 

Essa campanha foi um grande sucesso e hoje o logotipo da Intel é um dos mais reconhecidos no mundo.

One on One

De acordo com Andy, as reuniões individuais são muito mais raras do que a maioria dos gerentes pensa. 

Ou seja, muitos acreditam que as conversas mais frias do escritório e os check-ins de 2 minutos substituem os mergulhos mais profundos que geram ensino mútuo e troca de informações. 

Para Andy Grove, isso não é verdade. 

Ele foi um grande defensor do One-on-One e em seu livro High Output Management.

Grove escreveu que leva de 20 a 30 minutos para que sejam falados tópicos mais profundos e pessoais. 

Sendo assim, por isso, é importante reservar em sua agenda, pelo menos, 40 minutos para conversar com cada liderado individualmente.   

“Além disso, noventa minutos de seu tempo podem melhorar a qualidade do trabalho de seu subordinado por duas semanas. Ou por mais de oitenta horas, e melhorar sua compreensão do que ele está fazendo”. 

O “pai dos OKRs”

De acordo com John Doerr, um dos primeiros investidores do Google, Andy Grove foi o “Pai dos OKRs”. 

Além disso, ele escreveu sobre participar de um curso ministrado por Andy Grove dentro da Intel, onde foi apresentado à metodologia dos OKRs (Objective and Key Results).

Nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.

Autor

Victor Peixoto

Victor Peixoto é um empreendedor visionário, movido pela paixão por inovação, negócios e o desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma trajetória marcada por conquistas e aprendizados no mundo empresarial, ele se especializou em estratégias de vendas, liderança e construção de marcas de sucesso.
peixotos.victor@gmail.com

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Em seguida, em 1960 formou-se em Engenharia Química pelo City College of New York e três anos mais tarde obteve um doutoramento pela Universidade da Califórnia.

Posteriormente, fez parte do Laboratório de Investigação e Desenvolvimento da Fairchild Semiconductor, do qual se tornou Diretor Assistente de Investigação e Desenvolvimento em 1967.

Além disso, em 1968 Andrew Grove fez parte do grupo fundador da Intel Corporation e onze anos mais tarde torna-se presidente da empresa.

História de Andy Grove

De acordo com registros, Grove desempenhou um papel fundamental na decisão de mudar o foco da Intel dos chips de memória para os microprocessadores.

Bem como liderou a transformação da empresa em uma marca amplamente reconhecida. 

Da mesma forma, sob a liderança dele, a Intel produziu os chips, como 386 e o Pentium, que ajudaram a inaugurar a era do PC. 

Ao mesmo tempo, a empresa também aumentou suas receitas anuais de US$ 1,9 bilhão para mais de US$ 26 bilhões.

Grove era tanto um engenheiro astuto, quanto um zeloso estudante de gestão empresarial. 

Seus livros High Output Management (1983) e Only the Paranoid Survive (1999) continuam sendo considerados como alguns dos mais respeitados na área de gestão.

“Andy abordou a estratégia e a liderança corporativa de formas que continuam a influenciar pensadores e empresas proeminentes de todo o mundo”, disse o presidente do Conselho da Intel, Andy Bryant. 

“Ele combinou a abordagem analítica de um cientista à habilidade de engajar os outros em conversas honestas e profundas, o que sustentou o sucesso da Intel pelo período que viu o surgimento do computador pessoal, da Internet e do Vale do Silício”.

Grove e sua esposa Eva foram casados por 58 anos e tiveram duas filhas e oito netos.

Lições de liderança de Andy Grove

Durante sua gestão, caracterizada por sua inteligência, carisma e visão, ele multiplicou exponencialmente os lucros da empresa. 

Andy Grove deixou um legado com o qual podemos aprender muito e, nesse caso, vale destacar algumas lições que aprendemos com a liderança e gestão empresarial de Grove em seu tempo com a Intel e a indústria de computadores.

Criar uma marca

Antes os usuários de computador não sabiam quem fabricava os microprocessadores (peça fundamental para o funcionamento dos PCs), havia apenas referências numéricas. 

Para corrigir isso, sob a liderança de Grove, a empresa lançou uma grande campanha publicitária que pela primeira vez foi direcionada aos próprios usuários e não às produtoras. 

Era o lançamento do “Intel Inside”, cujo objetivo era convencer os usuários de computadores pessoais de que “o microprocessador dentro do computador é o computador”. 

Essa campanha foi um grande sucesso e hoje o logotipo da Intel é um dos mais reconhecidos no mundo.

One on One

De acordo com Andy, as reuniões individuais são muito mais raras do que a maioria dos gerentes pensa. 

Ou seja, muitos acreditam que as conversas mais frias do escritório e os check-ins de 2 minutos substituem os mergulhos mais profundos que geram ensino mútuo e troca de informações. 

Para Andy Grove, isso não é verdade. 

Ele foi um grande defensor do One-on-One e em seu livro High Output Management.

Grove escreveu que leva de 20 a 30 minutos para que sejam falados tópicos mais profundos e pessoais. 

Sendo assim, por isso, é importante reservar em sua agenda, pelo menos, 40 minutos para conversar com cada liderado individualmente.   

“Além disso, noventa minutos de seu tempo podem melhorar a qualidade do trabalho de seu subordinado por duas semanas. Ou por mais de oitenta horas, e melhorar sua compreensão do que ele está fazendo”. 

O “pai dos OKRs”

De acordo com John Doerr, um dos primeiros investidores do Google, Andy Grove foi o “Pai dos OKRs”. 

Além disso, ele escreveu sobre participar de um curso ministrado por Andy Grove dentro da Intel, onde foi apresentado à metodologia dos OKRs (Objective and Key Results).

Nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.

Autor

Victor Peixoto

Victor Peixoto é um empreendedor visionário, movido pela paixão por inovação, negócios e o desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma trajetória marcada por conquistas e aprendizados no mundo empresarial, ele se especializou em estratégias de vendas, liderança e construção de marcas de sucesso.
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