Antes de tudo, Andy Grove foi um professor norte-americano, e um dos fundadores da Intel, nasceu em 1936, em Budapeste, Hungria.
Em seguida, em 1960 formou-se em Engenharia Química pelo City College of New York e três anos mais tarde obteve um doutoramento pela Universidade da Califórnia.
Posteriormente, fez parte do Laboratório de Investigação e Desenvolvimento da Fairchild Semiconductor, do qual se tornou Diretor Assistente de Investigação e Desenvolvimento em 1967.
Além disso, em 1968 Andrew Grove fez parte do grupo fundador da Intel Corporation e onze anos mais tarde torna-se presidente da empresa.
História de Andy Grove
De acordo com registros, Grove desempenhou um papel fundamental na decisão de mudar o foco da Intel dos chips de memória para os microprocessadores.
Bem como liderou a transformação da empresa em uma marca amplamente reconhecida.
Da mesma forma, sob a liderança dele, a Intel produziu os chips, como 386 e o Pentium, que ajudaram a inaugurar a era do PC.
Ao mesmo tempo, a empresa também aumentou suas receitas anuais de US$ 1,9 bilhão para mais de US$ 26 bilhões.
Grove era tanto um engenheiro astuto, quanto um zeloso estudante de gestão empresarial.
Seus livros High Output Management (1983) e Only the Paranoid Survive (1999) continuam sendo considerados como alguns dos mais respeitados na área de gestão.
“Andy abordou a estratégia e a liderança corporativa de formas que continuam a influenciar pensadores e empresas proeminentes de todo o mundo”, disse o presidente do Conselho da Intel, Andy Bryant.
“Ele combinou a abordagem analítica de um cientista à habilidade de engajar os outros em conversas honestas e profundas, o que sustentou o sucesso da Intel pelo período que viu o surgimento do computador pessoal, da Internet e do Vale do Silício”.
Grove e sua esposa Eva foram casados por 58 anos e tiveram duas filhas e oito netos.
Lições de liderança de Andy Grove
Durante sua gestão, caracterizada por sua inteligência, carisma e visão, ele multiplicou exponencialmente os lucros da empresa.
Andy Grove deixou um legado com o qual podemos aprender muito e, nesse caso, vale destacar algumas lições que aprendemos com a liderança e gestão empresarial de Grove em seu tempo com a Intel e a indústria de computadores.
Criar uma marca
Antes os usuários de computador não sabiam quem fabricava os microprocessadores (peça fundamental para o funcionamento dos PCs), havia apenas referências numéricas.
Para corrigir isso, sob a liderança de Grove, a empresa lançou uma grande campanha publicitária que pela primeira vez foi direcionada aos próprios usuários e não às produtoras.
Era o lançamento do “Intel Inside”, cujo objetivo era convencer os usuários de computadores pessoais de que “o microprocessador dentro do computador é o computador”.
Essa campanha foi um grande sucesso e hoje o logotipo da Intel é um dos mais reconhecidos no mundo.
One on One
De acordo com Andy, as reuniões individuais são muito mais raras do que a maioria dos gerentes pensa.
Ou seja, muitos acreditam que as conversas mais frias do escritório e os check-ins de 2 minutos substituem os mergulhos mais profundos que geram ensino mútuo e troca de informações.
Para Andy Grove, isso não é verdade.
Ele foi um grande defensor do One-on-One e em seu livro High Output Management.
Grove escreveu que leva de 20 a 30 minutos para que sejam falados tópicos mais profundos e pessoais.
Sendo assim, por isso, é importante reservar em sua agenda, pelo menos, 40 minutos para conversar com cada liderado individualmente.
“Além disso, noventa minutos de seu tempo podem melhorar a qualidade do trabalho de seu subordinado por duas semanas. Ou por mais de oitenta horas, e melhorar sua compreensão do que ele está fazendo”.
O “pai dos OKRs”
De acordo com John Doerr, um dos primeiros investidores do Google, Andy Grove foi o “Pai dos OKRs”.
Além disso, ele escreveu sobre participar de um curso ministrado por Andy Grove dentro da Intel, onde foi apresentado à metodologia dos OKRs (Objective and Key Results).
Nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.
Antes de tudo, Andy Grove foi um professor norte-americano, e um dos fundadores da Intel, nasceu em 1936, em Budapeste, Hungria.
Em seguida, em 1960 formou-se em Engenharia Química pelo City College of New York e três anos mais tarde obteve um doutoramento pela Universidade da Califórnia.
Posteriormente, fez parte do Laboratório de Investigação e Desenvolvimento da Fairchild Semiconductor, do qual se tornou Diretor Assistente de Investigação e Desenvolvimento em 1967.
Além disso, em 1968 Andrew Grove fez parte do grupo fundador da Intel Corporation e onze anos mais tarde torna-se presidente da empresa.
História de Andy Grove
De acordo com registros, Grove desempenhou um papel fundamental na decisão de mudar o foco da Intel dos chips de memória para os microprocessadores.
Bem como liderou a transformação da empresa em uma marca amplamente reconhecida.
Da mesma forma, sob a liderança dele, a Intel produziu os chips, como 386 e o Pentium, que ajudaram a inaugurar a era do PC.
Ao mesmo tempo, a empresa também aumentou suas receitas anuais de US$ 1,9 bilhão para mais de US$ 26 bilhões.
Grove era tanto um engenheiro astuto, quanto um zeloso estudante de gestão empresarial.
Seus livros High Output Management (1983) e Only the Paranoid Survive (1999) continuam sendo considerados como alguns dos mais respeitados na área de gestão.
“Andy abordou a estratégia e a liderança corporativa de formas que continuam a influenciar pensadores e empresas proeminentes de todo o mundo”, disse o presidente do Conselho da Intel, Andy Bryant.
“Ele combinou a abordagem analítica de um cientista à habilidade de engajar os outros em conversas honestas e profundas, o que sustentou o sucesso da Intel pelo período que viu o surgimento do computador pessoal, da Internet e do Vale do Silício”.
Grove e sua esposa Eva foram casados por 58 anos e tiveram duas filhas e oito netos.
Lições de liderança de Andy Grove
Durante sua gestão, caracterizada por sua inteligência, carisma e visão, ele multiplicou exponencialmente os lucros da empresa.
Andy Grove deixou um legado com o qual podemos aprender muito e, nesse caso, vale destacar algumas lições que aprendemos com a liderança e gestão empresarial de Grove em seu tempo com a Intel e a indústria de computadores.
Criar uma marca
Antes os usuários de computador não sabiam quem fabricava os microprocessadores (peça fundamental para o funcionamento dos PCs), havia apenas referências numéricas.
Para corrigir isso, sob a liderança de Grove, a empresa lançou uma grande campanha publicitária que pela primeira vez foi direcionada aos próprios usuários e não às produtoras.
Era o lançamento do “Intel Inside”, cujo objetivo era convencer os usuários de computadores pessoais de que “o microprocessador dentro do computador é o computador”.
Essa campanha foi um grande sucesso e hoje o logotipo da Intel é um dos mais reconhecidos no mundo.
One on One
De acordo com Andy, as reuniões individuais são muito mais raras do que a maioria dos gerentes pensa.
Ou seja, muitos acreditam que as conversas mais frias do escritório e os check-ins de 2 minutos substituem os mergulhos mais profundos que geram ensino mútuo e troca de informações.
Para Andy Grove, isso não é verdade.
Ele foi um grande defensor do One-on-One e em seu livro High Output Management.
Grove escreveu que leva de 20 a 30 minutos para que sejam falados tópicos mais profundos e pessoais.
Sendo assim, por isso, é importante reservar em sua agenda, pelo menos, 40 minutos para conversar com cada liderado individualmente.
“Além disso, noventa minutos de seu tempo podem melhorar a qualidade do trabalho de seu subordinado por duas semanas. Ou por mais de oitenta horas, e melhorar sua compreensão do que ele está fazendo”.
O “pai dos OKRs”
De acordo com John Doerr, um dos primeiros investidores do Google, Andy Grove foi o “Pai dos OKRs”.
Além disso, ele escreveu sobre participar de um curso ministrado por Andy Grove dentro da Intel, onde foi apresentado à metodologia dos OKRs (Objective and Key Results).
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