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Home Empreendedorismo

Metas de Vendas: 05 Dicas Matadoras!

by Victor Peixoto
19 de abril de 2022
in Empreendedorismo
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metas de vendas

metas de vendas

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Primeiramente é preciso lembrar que o mercado está cada vez mais competitivo, ter metas de vendas pode ajudar o seu negócio a se destacar nesse cenário.

Sejam as mudanças no comportamento dos consumidores, as transformações que o mercado digital sofre, tudo isso influencia diretamente nas suas vendas.

Assim, ter um planejamento de vendas se torna fundamental para se manter firme no mercado e com possibilidades de expansão.

Além disso, as metas são fundamentais para orientar seu time e potencializar os esforços numa direção em comum.

Antes de tudo: o que são metas de vendas?

Metas de vendas são, essencialmente o conjunto de estratégias que serão definidos para auxiliar a equipe de vendas a vender mais, conquistando tanto os objetivos da empresa como o aumento do faturamento.

05 Dicas Para Fazer Metas de Vendas Matadoras!

Primeiramente é preciso lembrar que, ao primeiro momento esse planejamento pode parecer um ‘bicho de sete cabeças’, mas com o passar o tempo a prática tornará o processo cada vez mais simples.

1  Metas de Vendas — Revise seus resultados!

Antes de tudo, conhecer a realidade da sua empresa é fundamental para descobrir qual o ponto deseja alcançar.

Além disso, descobrir qual a posição do seu negócio no mercado pode te ajudar a definir melhor a margem de lucro, quanto de receita é possível obter com cada serviço/produto, qual parcela do ICP você já possui, entre outras coisas.

Dessa forma, suas metas de vendas serão próximas da sua realidade e baseadas em dados, contribuindo para a diminuição do desgaste dos funcionários.

2 — Como Melhorar as Metas de Vendas? — Analise o Seu Histórico de Vendas! 

Primordialmente, o histórico que sua empresa já possui é a base que direcionará seus esforços!

Existem produtos na sua base que vendem mais, produtos que possuem maior sazonalidade, promoções e condições que deram certo, tudo isso demonstra as direções a serem tomadas (e as evitáveis também).

Além disso, perceber quais atitudes já funcionaram pode dar indícios de estratégias anteriores, além do produto final — a promoção/condição ou o produto — o que foi usado para chegar nesse resultado pode ser repetido.

3 — Quer Melhoras as Metas de Vendas, Mas Não Tem Controle de Estoque? — Faça um Forecasting! 

Antes de tudo, o forecasting, ou previsão de vendas, é uma estratégia que trabalha os dados compilados da experiência dos vendedores, no perfil dos clientes e nas oportunidades no seu funil.

Ou seja, quando eu planejo aumentar meu faturamento em 50% durante um determinado mês, é preciso que haja o alinhamento do seu estoque e dos vendedores para não faltarem produtos ou tempo de atendimento. 

4 — Defina Suas Metas de Vendas Com o Modelo SMART!

Já falamos em artigos anteriores e vou me repetir, suas metas precisam atingir alguns critérios para serem tangíveis, grande parte dos empreendedores sofrem por idealizar metas que não podem ser realizadas.

Ou seja, suas metas de vendas devem seguir o modelo SMART

  • Specific (Específica) — O que você alcançará com as metas? Por que é importante? Quais e como serão as ações para executá-las? Aqui é o momento de ser específico.
  • Mensurable (Mensurável) — Aquilo que não pode ser medido, não deve ser colocado. Entender o que será realizado e o tempo de retorno é essencial; 
  • Attainable (Atingível) — embora precise ser desafiadora, a meta também deve ser possível de ser alcançada. 
  • Relevant (Relevante) — Esse objetivo faz sentido? Ele se integra à realidade da sua empresa? Ele terá um impacto real no dia-a-dia da empresa? Faz sentido, pensando na cultura do negócio? 
  • Time-Based (Temporal) — Prazos são vitais para garantir que o planejado seja feito. Além disso, o tempo de cada tarefa determinará a produtividade da equipe.

5 — Para Metas de Vendas Infalíveis — Ajuste!

Por fim, suas metas não significam nada sem ajustes! 

Metas bem traçadas são a todo tempo verificadas, testadas, rastreadas para gerarem sempre os melhores resultados.

Empreendedores de sucesso entendem a volatilidade do mercado e buscam sempre a adaptação.

Se você gostou dessa dica, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo que achou dela e como essa metodologia ajudou a explodir a sua produtividade!

Autor

Victor Peixoto

Victor Peixoto é um empreendedor visionário, movido pela paixão por inovação, negócios e o desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma trajetória marcada por conquistas e aprendizados no mundo empresarial, ele se especializou em estratégias de vendas, liderança e construção de marcas de sucesso.
peixotos.victor@gmail.com

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Sejam as mudanças no comportamento dos consumidores, as transformações que o mercado digital sofre, tudo isso influencia diretamente nas suas vendas.

Assim, ter um planejamento de vendas se torna fundamental para se manter firme no mercado e com possibilidades de expansão.

Além disso, as metas são fundamentais para orientar seu time e potencializar os esforços numa direção em comum.

Antes de tudo: o que são metas de vendas?

Metas de vendas são, essencialmente o conjunto de estratégias que serão definidos para auxiliar a equipe de vendas a vender mais, conquistando tanto os objetivos da empresa como o aumento do faturamento.

05 Dicas Para Fazer Metas de Vendas Matadoras!

Primeiramente é preciso lembrar que, ao primeiro momento esse planejamento pode parecer um ‘bicho de sete cabeças’, mas com o passar o tempo a prática tornará o processo cada vez mais simples.

1  Metas de Vendas — Revise seus resultados!

Antes de tudo, conhecer a realidade da sua empresa é fundamental para descobrir qual o ponto deseja alcançar.

Além disso, descobrir qual a posição do seu negócio no mercado pode te ajudar a definir melhor a margem de lucro, quanto de receita é possível obter com cada serviço/produto, qual parcela do ICP você já possui, entre outras coisas.

Dessa forma, suas metas de vendas serão próximas da sua realidade e baseadas em dados, contribuindo para a diminuição do desgaste dos funcionários.

2 — Como Melhorar as Metas de Vendas? — Analise o Seu Histórico de Vendas! 

Primordialmente, o histórico que sua empresa já possui é a base que direcionará seus esforços!

Existem produtos na sua base que vendem mais, produtos que possuem maior sazonalidade, promoções e condições que deram certo, tudo isso demonstra as direções a serem tomadas (e as evitáveis também).

Além disso, perceber quais atitudes já funcionaram pode dar indícios de estratégias anteriores, além do produto final — a promoção/condição ou o produto — o que foi usado para chegar nesse resultado pode ser repetido.

3 — Quer Melhoras as Metas de Vendas, Mas Não Tem Controle de Estoque? — Faça um Forecasting! 

Antes de tudo, o forecasting, ou previsão de vendas, é uma estratégia que trabalha os dados compilados da experiência dos vendedores, no perfil dos clientes e nas oportunidades no seu funil.

Ou seja, quando eu planejo aumentar meu faturamento em 50% durante um determinado mês, é preciso que haja o alinhamento do seu estoque e dos vendedores para não faltarem produtos ou tempo de atendimento. 

4 — Defina Suas Metas de Vendas Com o Modelo SMART!

Já falamos em artigos anteriores e vou me repetir, suas metas precisam atingir alguns critérios para serem tangíveis, grande parte dos empreendedores sofrem por idealizar metas que não podem ser realizadas.

Ou seja, suas metas de vendas devem seguir o modelo SMART

  • Specific (Específica) — O que você alcançará com as metas? Por que é importante? Quais e como serão as ações para executá-las? Aqui é o momento de ser específico.
  • Mensurable (Mensurável) — Aquilo que não pode ser medido, não deve ser colocado. Entender o que será realizado e o tempo de retorno é essencial; 
  • Attainable (Atingível) — embora precise ser desafiadora, a meta também deve ser possível de ser alcançada. 
  • Relevant (Relevante) — Esse objetivo faz sentido? Ele se integra à realidade da sua empresa? Ele terá um impacto real no dia-a-dia da empresa? Faz sentido, pensando na cultura do negócio? 
  • Time-Based (Temporal) — Prazos são vitais para garantir que o planejado seja feito. Além disso, o tempo de cada tarefa determinará a produtividade da equipe.

5 — Para Metas de Vendas Infalíveis — Ajuste!

Por fim, suas metas não significam nada sem ajustes! 

Metas bem traçadas são a todo tempo verificadas, testadas, rastreadas para gerarem sempre os melhores resultados.

Empreendedores de sucesso entendem a volatilidade do mercado e buscam sempre a adaptação.

Se você gostou dessa dica, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo que achou dela e como essa metodologia ajudou a explodir a sua produtividade!

Autor

Victor Peixoto

Victor Peixoto é um empreendedor visionário, movido pela paixão por inovação, negócios e o desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma trajetória marcada por conquistas e aprendizados no mundo empresarial, ele se especializou em estratégias de vendas, liderança e construção de marcas de sucesso.
peixotos.victor@gmail.com
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