Felipe Miranda, paulista da capital, nasceu em 1985.
Graduado em economia pela USP e Mestre em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas.
Profissional do “mercado financeiro” é diretor da empresa Empiricus que faz recomendações através de estudos financeiros e econômicos, privilegiando a linguagem simples e direta, principalmente sobre investimentos e bolsas de valores.
Escreveu centenas, talvez milhares de recomendações financeiras.
Pouco antes das eleições presidenciais (Brasil) de 2014, publicou “O Fim do Brasil”, livro polêmico desde seu título, cujas vendas de 20 mil cópias foram alavancadas pela pressão do PT Partido dos Trabalhadores, junto ao Tribunal Eleitoral que alegava propaganda contrária e indevida à então candidata Dilma Rousseff.
Felipe Miranda e a Empiricus
A empresa foi fundada em 2009 por dois professores universitários, Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden. Eles decidiram empreender após terem conhecido o ex-sócio da corretora Link, Marcos Elias. Os três decidiram empreender e convocaram Caio Mesquita, ex-diretor dos bancos Brascan e BNP Paribas.
Marcos saiu da sociedade em 2012 para se dedicar a outros negócios, enquanto Caio, Felipe e Rodolfo redobraram a aposta no conceito original de levar ideias de investimento para a pessoa física.
“A Empiricus se posiciona como uma espécie de antagonista ao sistema financeiro tradicional.
Normalmente, o aconselhamento está dentro dos grandes bancos e há um conflito de interesse já que os bancos recomendam aquilo que é melhor para eles.
Há uma grande falta de transparência no mercado e a Empiricus se posiciona contra esse sistema.
Como casa de pesquisa, ela recomenda um investimento e apenas isso. Não recebe nenhuma comissão por aquela recomendação.”
– Bernardo Pascowitch, fundador do buscador de investimentos Yubb
A Empiricus e o grupo Agora
Em 2013, os fundadores da Empiricus negociaram uma sociedade com o grupo americano Agora, que reúne publicadoras de conteúdo financeiro em mais de 16 países.
A aplicação local de regras de negócio provadas no mercado internacional contribuiu para o crescimento exponencial da base de seguidores da Empiricus de 2013 a 2018, que hoje se aproxima de 2 milhões de leitores gratuitos e 200 mil assinantes pagantes
Em novembro de 2017, o número de assinantes da empresa chegava a 180.000, tendo um aumento de seis vezes desde 2014. Em 2016, teve um faturamento de 154 milhões de reais.
A empresa comprou metade do site O Antagonista em março de 2016 por 5 milhões de reais
No início de 2018, a Empiricus firmou parceria com a empresa de informações financeiras Quantum para criar um buscador e comparador de fundos.
Primeiramente, em março de 2019, a empresa possuía uma avaliação “boa” no site Reclame AQUI, com nota média de 7.4 e 87.1% de problemas solucionados.
Além disso, no final de janeiro de 2022, a mesma média e a referida porcentagem quase igual (85.8%)
Livros de Felipe Miranda
“Princípios do estrategista – o bom investidor e o caminho para a riqueza” (Intrínseca, 320 páginas), escrito por ele em coautoria com o jornalista Ricardo Mioto.
A leitura é bastante agradável, mas é preciso vencer o desconforto da primeira parte em que ele coloca o leitor/investidor de frente para o espelho em busca da humildade perdida.
Um ponto, aliás, que está registrado no livro:
Há áreas em que as aparências importam mais ou pelo menos tanto quanto os fatos concretos: a política, onde o centro de todas as coisas está na narrativa, ou a carreira no ambiente corporativo. No outro extremo, você tem os investimentos e, veja que interessante, o esporte. (…) A medalha está para o esporte assim como a rentabilidade está para os investimentos: ela não se importa com a sua retórica, ego ou aparência.”
A Empiricus hoje em dia
Além disso, a empresa no ano de 2021 foi vendida em transação milionário ao banco BTG, de R$ 440 milhões a vista e R$ 250 milhões em créditos, questionado sobre a possibilidade da empresa deixar de existir em uma entrevista ao Neo Feed Felipe comenta:
“A Empiricus continua existindo dentro do BTG e vai ser uma marca relevante dentro do BTG”
Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.
Felipe Miranda, paulista da capital, nasceu em 1985.
Graduado em economia pela USP e Mestre em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas.
Profissional do “mercado financeiro” é diretor da empresa Empiricus que faz recomendações através de estudos financeiros e econômicos, privilegiando a linguagem simples e direta, principalmente sobre investimentos e bolsas de valores.
Escreveu centenas, talvez milhares de recomendações financeiras.
Pouco antes das eleições presidenciais (Brasil) de 2014, publicou “O Fim do Brasil”, livro polêmico desde seu título, cujas vendas de 20 mil cópias foram alavancadas pela pressão do PT Partido dos Trabalhadores, junto ao Tribunal Eleitoral que alegava propaganda contrária e indevida à então candidata Dilma Rousseff.
Felipe Miranda e a Empiricus
A empresa foi fundada em 2009 por dois professores universitários, Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden. Eles decidiram empreender após terem conhecido o ex-sócio da corretora Link, Marcos Elias. Os três decidiram empreender e convocaram Caio Mesquita, ex-diretor dos bancos Brascan e BNP Paribas.
Marcos saiu da sociedade em 2012 para se dedicar a outros negócios, enquanto Caio, Felipe e Rodolfo redobraram a aposta no conceito original de levar ideias de investimento para a pessoa física.
“A Empiricus se posiciona como uma espécie de antagonista ao sistema financeiro tradicional.
Normalmente, o aconselhamento está dentro dos grandes bancos e há um conflito de interesse já que os bancos recomendam aquilo que é melhor para eles.
Há uma grande falta de transparência no mercado e a Empiricus se posiciona contra esse sistema.
Como casa de pesquisa, ela recomenda um investimento e apenas isso. Não recebe nenhuma comissão por aquela recomendação.”
– Bernardo Pascowitch, fundador do buscador de investimentos Yubb
A Empiricus e o grupo Agora
Em 2013, os fundadores da Empiricus negociaram uma sociedade com o grupo americano Agora, que reúne publicadoras de conteúdo financeiro em mais de 16 países.
A aplicação local de regras de negócio provadas no mercado internacional contribuiu para o crescimento exponencial da base de seguidores da Empiricus de 2013 a 2018, que hoje se aproxima de 2 milhões de leitores gratuitos e 200 mil assinantes pagantes
Em novembro de 2017, o número de assinantes da empresa chegava a 180.000, tendo um aumento de seis vezes desde 2014. Em 2016, teve um faturamento de 154 milhões de reais.
A empresa comprou metade do site O Antagonista em março de 2016 por 5 milhões de reais
No início de 2018, a Empiricus firmou parceria com a empresa de informações financeiras Quantum para criar um buscador e comparador de fundos.
Primeiramente, em março de 2019, a empresa possuía uma avaliação “boa” no site Reclame AQUI, com nota média de 7.4 e 87.1% de problemas solucionados.
Além disso, no final de janeiro de 2022, a mesma média e a referida porcentagem quase igual (85.8%)
Livros de Felipe Miranda
“Princípios do estrategista – o bom investidor e o caminho para a riqueza” (Intrínseca, 320 páginas), escrito por ele em coautoria com o jornalista Ricardo Mioto.
A leitura é bastante agradável, mas é preciso vencer o desconforto da primeira parte em que ele coloca o leitor/investidor de frente para o espelho em busca da humildade perdida.
Um ponto, aliás, que está registrado no livro:
Há áreas em que as aparências importam mais ou pelo menos tanto quanto os fatos concretos: a política, onde o centro de todas as coisas está na narrativa, ou a carreira no ambiente corporativo. No outro extremo, você tem os investimentos e, veja que interessante, o esporte. (…) A medalha está para o esporte assim como a rentabilidade está para os investimentos: ela não se importa com a sua retórica, ego ou aparência.”
A Empiricus hoje em dia
Além disso, a empresa no ano de 2021 foi vendida em transação milionário ao banco BTG, de R$ 440 milhões a vista e R$ 250 milhões em créditos, questionado sobre a possibilidade da empresa deixar de existir em uma entrevista ao Neo Feed Felipe comenta:
“A Empiricus continua existindo dentro do BTG e vai ser uma marca relevante dentro do BTG”
Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.