Primeiramente, Jim Collins é considerado um dos maiores especialistas do mundo em gestão de empresas e liderança e sustentabilidade empresarial.
Além disso, apontado por muitos como o sucessor de Peter Drucker, o grande nome da administração contemporânea.
Antes de tudo, nasceu nos Estados Unidos em 1958.
Logo em seguida, Iniciou os estudos do universo organizacional e se graduou em Matemática na Escola de Negócios da Universidade de Stanford.
Posteriormente,nNo ano de 1992 recebeu da Universidade, onde também fez MBA,o prêmio Distinguished Teaching, uma honraria pelo destaque obtido na abordagem do universo empresarial.
Atuou como gerente de produtos na Hewlett – Packard e foi executivo sênior na divisão internacional da CNN.
Apaixonado pela investigação do universo organizacional, criou, em 1995, no Colorado, o laboratório Boulder, instituição voltada para o estudo de temas como gestão e liderança.
O Boulder funciona como um polo de fomento de conhecimento e capacitação.
Além disso, também abriga um centro de treinamento, onde oferece cursos de atualização e aperfeiçoamento para líderes e executivos dos mais diversos setores corporativos e da administração pública.
Como escritor, Collins publicou seis livros, traduzidos para 32 idiomas, ultrapassando 12 milhões de cópias vendidas.
Alguns livros de Jim Collins
Entre os 6 livros publicados por Jim Collins, três podem ser considerados os mais marcantes e importantes de sua carreira:
Great by Choice – Vencedoras por Opção
Great by Choice (Vencedoras por Opção, em português), é a obra mais recente de Jim Collins e foi escrita em parceria com Morten T. Hansen, outro especialista e pesquisador da área.
Após nove anos de pesquisas e com bastante didática, os autores se dedicam a entender por que algumas empresas têm mais sucesso do que outras nos mesmos setores.
Good to Great – Empresas feitas para vencer
Dedicado a encontrar as principais características de empresas consideradas jim collins empresas feitas para vencer“acima da média”.
Durante dez anos, Jim Collins acompanhou e estudou as 11 empresas mais bem sucedidas da lista Fortune 500.
E o resultado disso é o que pode ser encontrado em Good to Great, lançado em 2001.
Traduzido para o português como Empresas feitas para Vencer, nesse livro, Jim Collins conta sobre seu processo de pesquisa com essas grandes corporações.
E em seguida traz sete características que elas têm em comum e que são decisivas para seu sucesso.
Ou seja, livro é uma excelente lição de gestão e empreendedorismo e tem muito a ensinar para profissionais de diferentes áreas.
De acordo com especialistas na area, Good to Great é sempre citado como um dos mais importantes livros sobre negócios da atualidade.
Além disso, foi considerado best-seller pelo The New York Times, Wall Street Journal e Business Week.
Os 5 estágios do declínio de Jim Collins
Em uma de suas obras, Jim Collins dedica-se a compreender os fatores que fazem com que grandes empresas morram ou se tornem irrelevantes no mercado.
Dessa forma, segundo ele, geralmente, a culpa do fracasso é da própria empresa e de suas escolhas, e é possível identificar 5 estágios pelos quais um negócio em declínio irá passar. Eles são:
- O excesso de confiança que vem com o sucesso;
- A busca desenfreada por expansão e crescimento;
- A negação das ameaças e riscos;
- A luta pela salvação;
- A consolidação da irrelevância ou fracasso.
É possível reverter uma situação de declínio, mas para isso a empresa deve saber identificar em qual dos estágios ela se encontra.
Críticas à obra de Collins
Além disso, Collins sofre uma crítica acerca da ausência do fator “cliente” em sua abordagem.
Acerca dessa crítica, a alegação é de que algumas das organizações apontadas por Collins como exemplo de sucesso em seus livros tiveram problemas posteriormente.
De acordo com especialistas, por não situar o cliente no centro de suas políticas estratégicas.
Primeiramente, Jim Collins é considerado um dos maiores especialistas do mundo em gestão de empresas e liderança e sustentabilidade empresarial.
Além disso, apontado por muitos como o sucessor de Peter Drucker, o grande nome da administração contemporânea.
Antes de tudo, nasceu nos Estados Unidos em 1958.
Logo em seguida, Iniciou os estudos do universo organizacional e se graduou em Matemática na Escola de Negócios da Universidade de Stanford.
Posteriormente,nNo ano de 1992 recebeu da Universidade, onde também fez MBA,o prêmio Distinguished Teaching, uma honraria pelo destaque obtido na abordagem do universo empresarial.
Atuou como gerente de produtos na Hewlett – Packard e foi executivo sênior na divisão internacional da CNN.
Apaixonado pela investigação do universo organizacional, criou, em 1995, no Colorado, o laboratório Boulder, instituição voltada para o estudo de temas como gestão e liderança.
O Boulder funciona como um polo de fomento de conhecimento e capacitação.
Além disso, também abriga um centro de treinamento, onde oferece cursos de atualização e aperfeiçoamento para líderes e executivos dos mais diversos setores corporativos e da administração pública.
Como escritor, Collins publicou seis livros, traduzidos para 32 idiomas, ultrapassando 12 milhões de cópias vendidas.
Alguns livros de Jim Collins
Entre os 6 livros publicados por Jim Collins, três podem ser considerados os mais marcantes e importantes de sua carreira:
Great by Choice – Vencedoras por Opção
Great by Choice (Vencedoras por Opção, em português), é a obra mais recente de Jim Collins e foi escrita em parceria com Morten T. Hansen, outro especialista e pesquisador da área.
Após nove anos de pesquisas e com bastante didática, os autores se dedicam a entender por que algumas empresas têm mais sucesso do que outras nos mesmos setores.
Good to Great – Empresas feitas para vencer
Dedicado a encontrar as principais características de empresas consideradas jim collins empresas feitas para vencer“acima da média”.
Durante dez anos, Jim Collins acompanhou e estudou as 11 empresas mais bem sucedidas da lista Fortune 500.
E o resultado disso é o que pode ser encontrado em Good to Great, lançado em 2001.
Traduzido para o português como Empresas feitas para Vencer, nesse livro, Jim Collins conta sobre seu processo de pesquisa com essas grandes corporações.
E em seguida traz sete características que elas têm em comum e que são decisivas para seu sucesso.
Ou seja, livro é uma excelente lição de gestão e empreendedorismo e tem muito a ensinar para profissionais de diferentes áreas.
De acordo com especialistas na area, Good to Great é sempre citado como um dos mais importantes livros sobre negócios da atualidade.
Além disso, foi considerado best-seller pelo The New York Times, Wall Street Journal e Business Week.
Os 5 estágios do declínio de Jim Collins
Em uma de suas obras, Jim Collins dedica-se a compreender os fatores que fazem com que grandes empresas morram ou se tornem irrelevantes no mercado.
Dessa forma, segundo ele, geralmente, a culpa do fracasso é da própria empresa e de suas escolhas, e é possível identificar 5 estágios pelos quais um negócio em declínio irá passar. Eles são:
- O excesso de confiança que vem com o sucesso;
- A busca desenfreada por expansão e crescimento;
- A negação das ameaças e riscos;
- A luta pela salvação;
- A consolidação da irrelevância ou fracasso.
É possível reverter uma situação de declínio, mas para isso a empresa deve saber identificar em qual dos estágios ela se encontra.
Críticas à obra de Collins
Além disso, Collins sofre uma crítica acerca da ausência do fator “cliente” em sua abordagem.
Acerca dessa crítica, a alegação é de que algumas das organizações apontadas por Collins como exemplo de sucesso em seus livros tiveram problemas posteriormente.
De acordo com especialistas, por não situar o cliente no centro de suas políticas estratégicas.