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Home Vendas

Como crescer seu negócio em 05 passos

by Victor Peixoto
21 de março de 2022
in Vendas
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Como crescer seu negócio em 05 passos
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Se você está passando por uma turbulência ou está precisando fazer o seu negócio crescer, você precisa ficar atento a essas 05 dicas.

Acredito que aqui contém dicas valiosas para o seu negócio e se seguido a riscas, levarão seu negócio a um outro nível.

Fluxo de Caixa

Um estudo feito pelo SEBRAE apontou que cerca de 50% das micro e pequenas empresas quebraram apenas por conta do Fluxo de Caixa.

Talvez você não conheça o termo Fluxo de Caixa, mas no dia a dia, você já lida com isso.

O Fluxo de caixa, nada mais é do que o fluxo de dinheiro recebido e o fluxo de dinheiro gasto por uma empresa em um determinado período.

Na maioria das empresas que fazem a análise de fluxo de caixa o período é mensal. Porém, é muito comum também fazer um acompanhamento quinzenal, semanal e até o diário.

O período de análise, sempre vai depender da prioridade que se existe no momento para o caixa, mas eu não recomendo uma análise maior do que o período de um mês.

Qual maior problema do fluxo de caixa que as empresas encontram?

Além da falta de análise do fluxo de caixa, a maioria das empresas lidam com pagamentos de longo prazo.

Um exemplo claro disso é o parcelamento via cartão de crédito. Você faz a entrega do material no dia 1º e só recebe o valor dessa compra no dia 1º do mês seguinte e isso alonga muito os prazos para receber o dinheiro na sua conta.

É claro que, nem sempre conseguimos fazer uma venda a vista, mas se for possível, é melhor que seja feita para que o dinheiro entre no caixa da empresa o quanto antes.

Não é sobre gastar menos, mas sim, investir melhor

Se existem uma coisa comum entre todos nós brasileiros, é que nós gastamos mal o nosso dinheiro.

E isso não se trata apenas de não gastar mais do que ganha, mas sim, saber para onde esse dinheiro de fato deveria ir.

Esse ponto está diretamente ligado ao fluxo de caixa que acabamos de abordar.

O primeiro ponto está em você poder saber quando o dinheiro entra em caixa e o segundo é para onde ele está indo.

Você sabe para onde o dinheiro da sua empresa está indo hoje?

O acompanhamento dos gastos é fundamental para saber destinar o dinheiro da sua empresa.

Investir por exemplo em publicidade nas redes sociais é algo fundamental hoje em dia, principalmente depois dessa mudança que tivemos agora com a crise.

O posicionamento online ou até mesmo o offline, pode ser um gasto muito melhor do que destinar o dinheiro para outros gastos não essenciais.

A grande dica é entender de que forma podemos melhorar a eficiência dos nossos gastos, até para investir na empresa e ter um rendimento melhor.

Todo negócio precisa crescer. Ganhe escala!

Apesar de muitos empreendedores que estão começando ainda não pensarem muito sobre isso, a escalabilidade de um negócio é fundamental para entender o tempo necessário para esse negócio começar a vingar.

Mas talvez você esteja se perguntando: O que é esse negócio de escala?

Simples:

Um negócio ser escalável significa que você consegue alcançar um número maior de vendas, sem, necessariamente, ter um aumento semelhante no custo.

Geralmente, a escala se dá em startups. Mas não é só em empresas de tecnologia que conseguem ganhar escala.

Imagine que hoje a cada 50 pessoas que entram na sua loja você realiza uma venda.

Agora imagine que você consegue trazer mais pessoas para sua loja, isso vai fazer com que o número de vendas aumente, principalmente porque tem mais pessoas vendo o seu produto.

Isso é possível, principalmente, com as redes sociais, uma vez que você pode expor seus produtos para milhares de pessoa ao mesmo tempo, sem você tenha que aumentar o tamanho da sua loja física.

Crescimento Online – Crescer em plataformas

O ano é 2020 e não preciso nem mais dizer a vocês que é MUITO, mas MUITO fundamental que uma empresa, hoje, se insira dentro da internet para ganhar visibilidade. Uma empresa hoje que não tem nada na internet é quase como se não existisse.

Agora… o que eu acho que é uma dica de verdade nesse assunto não é te dizer que você tem que estar na internet. Todo mundo já sabe disso.

O lance, e que geralmente muita gente não toma o devido cuidado, é que TODA empresa precisa também dar valor aos meios de comunicação.

Não é só ter um site da empresa com uma página de contato que funciona.

Para uma empresa realmente começar a usufruir da internet do jeito certo, ela tem que, por exemplo, criar uma página da empresa no facebook, instagram e se possível também um site para expor seus produtos.

E vou além, mais do que criar, começar a movimentar essas páginas e responder o cliente o mais breve possível.

Tenha seu cliente satisfeito ou não venda

Você provavelmente já foi em alguma loja e o vendedor estava de cara emburrada e no máximo ele queria que você passasse seu cartão logo e fosse embora o quanto antes para ele se sentar na cadeira de novo, não é verdade?

Isso me remete a um pensamento: empresa que não vende, vai a falência.

Para realizarmos uma venda onde o cliente sairá satisfeito, a melhor opção é trabalhamos com a venda consultiva, onde você primeiro entende o problema que o cliente quer resolver com aquele produto ou serviço que você oferece e em seguida, você pode propor o que tem de melhor para esse cliente.

Podem existir casos onde o seu produto não será o mais adequado, eu mesmo enfrento isso na empresa de energia solar que temos. Nem sempre o sistema de energia solar é uma solução ideal, talvez não para aquele momento.

E é a minha função comunicar o cliente sobre isso.

Mas quando eu tenho um produto ou serviço adequado para o problema que o cliente quer resolver e eu ofereço, a possibilidade de ele sair satisfeito é grande.

E um cliente satisfeito, tende a voltar ou te indicar com frequência.

Conclusão

Não existe fórmula mágica dentro do empreendedorismo e do mundo dos negócios, porém, atitudes de gestão como as citadas acima, são de extrema importância para que o seu negócio, não só pare de pé, como também cresça de forma consistente.

Por isso: Controle o seu fluxo de caixa, invista melhor o dinheiro da sua empresa, faça sua empresa crescer, cresça também no digital e sempre, sempre faça uma venda construtiva.

Autor

Victor Peixoto

Victor Peixoto é um empreendedor visionário, movido pela paixão por inovação, negócios e o desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma trajetória marcada por conquistas e aprendizados no mundo empresarial, ele se especializou em estratégias de vendas, liderança e construção de marcas de sucesso.
peixotos.victor@gmail.com

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Fluxo de Caixa

Um estudo feito pelo SEBRAE apontou que cerca de 50% das micro e pequenas empresas quebraram apenas por conta do Fluxo de Caixa.

Talvez você não conheça o termo Fluxo de Caixa, mas no dia a dia, você já lida com isso.

O Fluxo de caixa, nada mais é do que o fluxo de dinheiro recebido e o fluxo de dinheiro gasto por uma empresa em um determinado período.

Na maioria das empresas que fazem a análise de fluxo de caixa o período é mensal. Porém, é muito comum também fazer um acompanhamento quinzenal, semanal e até o diário.

O período de análise, sempre vai depender da prioridade que se existe no momento para o caixa, mas eu não recomendo uma análise maior do que o período de um mês.

Qual maior problema do fluxo de caixa que as empresas encontram?

Além da falta de análise do fluxo de caixa, a maioria das empresas lidam com pagamentos de longo prazo.

Um exemplo claro disso é o parcelamento via cartão de crédito. Você faz a entrega do material no dia 1º e só recebe o valor dessa compra no dia 1º do mês seguinte e isso alonga muito os prazos para receber o dinheiro na sua conta.

É claro que, nem sempre conseguimos fazer uma venda a vista, mas se for possível, é melhor que seja feita para que o dinheiro entre no caixa da empresa o quanto antes.

Não é sobre gastar menos, mas sim, investir melhor

Se existem uma coisa comum entre todos nós brasileiros, é que nós gastamos mal o nosso dinheiro.

E isso não se trata apenas de não gastar mais do que ganha, mas sim, saber para onde esse dinheiro de fato deveria ir.

Esse ponto está diretamente ligado ao fluxo de caixa que acabamos de abordar.

O primeiro ponto está em você poder saber quando o dinheiro entra em caixa e o segundo é para onde ele está indo.

Você sabe para onde o dinheiro da sua empresa está indo hoje?

O acompanhamento dos gastos é fundamental para saber destinar o dinheiro da sua empresa.

Investir por exemplo em publicidade nas redes sociais é algo fundamental hoje em dia, principalmente depois dessa mudança que tivemos agora com a crise.

O posicionamento online ou até mesmo o offline, pode ser um gasto muito melhor do que destinar o dinheiro para outros gastos não essenciais.

A grande dica é entender de que forma podemos melhorar a eficiência dos nossos gastos, até para investir na empresa e ter um rendimento melhor.

Todo negócio precisa crescer. Ganhe escala!

Apesar de muitos empreendedores que estão começando ainda não pensarem muito sobre isso, a escalabilidade de um negócio é fundamental para entender o tempo necessário para esse negócio começar a vingar.

Mas talvez você esteja se perguntando: O que é esse negócio de escala?

Simples:

Um negócio ser escalável significa que você consegue alcançar um número maior de vendas, sem, necessariamente, ter um aumento semelhante no custo.

Geralmente, a escala se dá em startups. Mas não é só em empresas de tecnologia que conseguem ganhar escala.

Imagine que hoje a cada 50 pessoas que entram na sua loja você realiza uma venda.

Agora imagine que você consegue trazer mais pessoas para sua loja, isso vai fazer com que o número de vendas aumente, principalmente porque tem mais pessoas vendo o seu produto.

Isso é possível, principalmente, com as redes sociais, uma vez que você pode expor seus produtos para milhares de pessoa ao mesmo tempo, sem você tenha que aumentar o tamanho da sua loja física.

Crescimento Online – Crescer em plataformas

O ano é 2020 e não preciso nem mais dizer a vocês que é MUITO, mas MUITO fundamental que uma empresa, hoje, se insira dentro da internet para ganhar visibilidade. Uma empresa hoje que não tem nada na internet é quase como se não existisse.

Agora… o que eu acho que é uma dica de verdade nesse assunto não é te dizer que você tem que estar na internet. Todo mundo já sabe disso.

O lance, e que geralmente muita gente não toma o devido cuidado, é que TODA empresa precisa também dar valor aos meios de comunicação.

Não é só ter um site da empresa com uma página de contato que funciona.

Para uma empresa realmente começar a usufruir da internet do jeito certo, ela tem que, por exemplo, criar uma página da empresa no facebook, instagram e se possível também um site para expor seus produtos.

E vou além, mais do que criar, começar a movimentar essas páginas e responder o cliente o mais breve possível.

Tenha seu cliente satisfeito ou não venda

Você provavelmente já foi em alguma loja e o vendedor estava de cara emburrada e no máximo ele queria que você passasse seu cartão logo e fosse embora o quanto antes para ele se sentar na cadeira de novo, não é verdade?

Isso me remete a um pensamento: empresa que não vende, vai a falência.

Para realizarmos uma venda onde o cliente sairá satisfeito, a melhor opção é trabalhamos com a venda consultiva, onde você primeiro entende o problema que o cliente quer resolver com aquele produto ou serviço que você oferece e em seguida, você pode propor o que tem de melhor para esse cliente.

Podem existir casos onde o seu produto não será o mais adequado, eu mesmo enfrento isso na empresa de energia solar que temos. Nem sempre o sistema de energia solar é uma solução ideal, talvez não para aquele momento.

E é a minha função comunicar o cliente sobre isso.

Mas quando eu tenho um produto ou serviço adequado para o problema que o cliente quer resolver e eu ofereço, a possibilidade de ele sair satisfeito é grande.

E um cliente satisfeito, tende a voltar ou te indicar com frequência.

Conclusão

Não existe fórmula mágica dentro do empreendedorismo e do mundo dos negócios, porém, atitudes de gestão como as citadas acima, são de extrema importância para que o seu negócio, não só pare de pé, como também cresça de forma consistente.

Por isso: Controle o seu fluxo de caixa, invista melhor o dinheiro da sua empresa, faça sua empresa crescer, cresça também no digital e sempre, sempre faça uma venda construtiva.

Autor

Victor Peixoto

Victor Peixoto é um empreendedor visionário, movido pela paixão por inovação, negócios e o desenvolvimento pessoal e profissional. Com uma trajetória marcada por conquistas e aprendizados no mundo empresarial, ele se especializou em estratégias de vendas, liderança e construção de marcas de sucesso.
peixotos.victor@gmail.com
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