Você já ouviu falar de técnicas de produtividade? Muitos empreendedores querem aumentar seu rendimento, mas não sabem ao certo como.
A verdade é que muitos empreendedores e líderes têm dificuldades para responder a essa pergunta.
É claro que estabelecer horários para dar uma olhada no e-mail pessoal, procurar desligar as notificações do WhatsApp e das redes sociais e propor alguns períodos de descanso ajudam nessa complicada missão.
Afinal de contas, ninguém é uma máquina.
No entanto, mais do que isso, é fundamental criar um padrão, uma rotina de produção.
Esse indicador diz respeito à quantidade de tarefas que você finaliza por hora. Ele calcula quanto tempo você gasta para cada uma delas e permite que você pense em estratégias para otimizar esse resultado.
Seja nos estudos ou no trabalho, você sempre lida com prazos, certo? Com a ajuda desse indicador, você mapeia o número de entregas que você realiza no prazo, para diminuir seus atrasos e manter suas tarefas em dia.
TPM é a sigla para total productive maintenance. Ele avalia as perdas que você tem ao longo do seu período de produção. Seu objetivo é diminuir quebras e paradas desnecessárias que interferem na qualidade de suas tarefas.
O método “do melhor ao pior” consiste em uma lista de tarefas, onde você precisa priorizar o que precisa fazer.
Mas, ela deve ser ordenada não conforme a importância, mas com as atividades mais chatas às melhores de serem feitas.
E qual é o intuito disso?
Bem, permitir que você tire do caminho aquilo que incomoda e que muitas vezes você procrastina para fazer.
Com a atividade desagradável vencida, você se sente recompensado e tem mais ânimo para realizar as tarefas seguintes.
A Teoria, ou Princípio, de Pareto 80/20 afirma que 80% das consequências advêm de 20% das causas.
Para provar essa afirmação, Vilfredo Pareto, autor do princípio, diz que 80% da receita de uma empresa sai das mãos de 20% dos clientes ou que 80% da poluição mundial é provocada por 20% dos países.
Em qualquer comparação do gênero, a proporção não foge muito dessa conta.
A essa altura, você deve estar se perguntando como é possível aplicar essa teoria à sua rotina de trabalho.
É muito simples.
Mais uma vez, comece pegando um papel e uma caneta para anotar todas as tarefas que precisam ser realizadas no dia.
Aqui entra o Princípio de Pareto, que vai ajudá-lo a classificar a ordem de atividades em termos de importância e impacto.
Para cada uma, atribua nota de 1 a 10 para o esforço exigido e para o potencial resultado positivo.
Em seguida, divida a nota de esforço pela nota de resultado.
A tarefa com a menor relação deve ser feita primeiro, pois tem um impacto positivo maior.
Dessa forma, mesmo se você não conseguir fazer tudo o que tinha combinado, pelo menos terá resolvido as questões prioritárias e que, teoricamente, são as que importam para que seu negócio funcione.
Criada pelo americano David Allen, autor de A Arte de Fazer Acontecer, a GTD é uma metodologia de gerenciamento de tarefas baseadas na premissa de que “quanto mais informações você tem na cabeça, mais difícil é decidir o que precisa de atenção”.
Ou seja, como outras técnicas de produtividade a GTD também está baseada em um sistema de priorização.
A sua execução trafega por cinco passos:
É importante não deixar nada para trás, por isso o passo de revisão é um dos mais importantes.
Outra opção é organizar as tarefas que precisam ser realizadas no dia, em forma de um calendário.
Ao fim da jornada de trabalho, coloca-se um X em tudo o que foi cumprido, conforme o planejado.
Depois de um tempo, é possível notar que os “Xs” formaram uma corrente (“chain”, em inglês), conforme as atividades forem contínuas.
No entanto, se determinadas demandas não são cumpridas em um período, a corrente é quebrada, sendo possível identificar onde ocorreram imprevistos e quando.
Além de dar a sensação de progresso para o time, essa ferramenta permite um melhor gerenciamento das demandas.
Com essas técnicas de produtividade seu gerenciamento melhorará vertiginosamente!
Se você gostou desse conteúdo, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo o que achou desse artigo e como essas técnicas te ajudaram a aumentar sua produtividade.
Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui.
Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.