Todas as pessoas com alto desempenho possuem uma coisa em comum: hábitos produtivos. Então, para ser produtivo na empresa é necessário estratégia.
Um estudo realizado pela Universidade do Vale do Silício mostra que cerca de 45% do que você realiza diariamente são hábitos, comportamentos que se repetem.
Isso significa que quase metade do seu dia é predeterminado pela qualidade de seus hábitos.
Tenha hábitos produtivos, como se concentrar na tarefa que você tem em mãos, e você terá meio caminho andado para alcançar seu sucesso.
Então, se liga nesses 04 passos para ser mais produtivo na empresa!
Esta dica é mais voltada para quem gerencia equipes.
Uma das maiores lições, quando estudamos a arte da liderança, é a necessidade de delegar.
O problema é que isso parece simples na teoria, mas, na execução, algumas pessoas têm dificuldade.
Assim, lembre-se das vantagens de fazer isso.
Uma delas é ter mais tempo para se dedicar a outras questões, que nem sempre podem ser realizadas por outras pessoas, a não ser a gente mesmo.
Quando delegamos, também criamos uma equipe confiável e qualificada, capaz de nos ajudar a concluir as obrigações dentro do prazo.
Para dar certo, divida as tarefas conforme a capacidade e habilidade de cada membro.
Descentralizar pequenas decisões, deixando as pessoas livres para realizar pequenas escolhas — sem a necessidade de nos consultar o tempo todo —, contribui ainda mais para a rapidez nas entregas.
Dependendo do escritório, nossa mesa se torna muito acessível para que, o tempo todo, alguém solicite informações ou peça ajuda.
Claro que é importante estarmos disponíveis para auxiliar quem precisar.
No entanto, a sua produtividade também depende de concentração.
Assim, vale a pena estabelecer alguns limites e fazer combinados sobre o melhor momento para isso, de modo a não ter seu raciocínio e suas tarefas interrompidos várias vezes ao dia.
Para quem trabalhará de casa, uma solução para não ser acionado no chat o tempo todo é colocar alguns horários disponíveis na sua agenda.
Às vezes o fluxo de trabalho para realizar certas demandas pode estar empacando a sua produtividade.
Coisas como burocracia demais para realizar determinadas tarefas ou um projeto que antes de ser executado precisa passar pelas mãos de uma pessoa sobrecarregada e demora muito para liberá-lo para a próxima etapa podem aumentar o prazo de execução das tarefas.
Para esse tipo de coisa não acontecer, o time na totalidade deve estar alinhado quanto ao que é prioridade naquele momento para não atrapalhar a produtividade de ninguém.
Não sei qual é a realidade do seu negócio e como é o fluxo de trabalho da sua equipe, mas é importante estar atento aos processos usados para executar as atividades recorrentes de vocês.
Porque, às vezes, alguns procedimentos ou pessoas podem ser gargalos que tornam o trabalho menos produtivo.
Procrastinar é o ato de adiar tarefas mesmo quando sabemos que elas precisam ser realizadas e entregues.
Porém, somos sugados por uma força quase paranormal que nos impede, a todo custo, de executá-las.
Por um lado, temos a boa intenção, por outro, dizemos a nós mesmos que daremos conta de fazer depois.
Isso acontece porque nosso cérebro gosta do prazer.
Se ele entende que algo será muito custoso ou que será tedioso e difícil, ele prefere nos enganar, levando a gente a escolher tarefas mais divertidas.
Um dos principais hábitos de pessoas bem-sucedidas é apostar em autoconhecimento.
Essa atitude nos ajuda a entender os motivos pelos quais adiamos tarefas.
Por exemplo, podemos procrastinar, porque:
Saiba que descobrir o motivo da procrastinação nos ajuda a trabalhar na raiz do problema, que precisa ser arrancada se quisermos bons frutos.
Se você gostou desse conteúdo, me manda uma mensagem através do meu Instagram dizendo o que achou desse artigo e como essas dicas te auxiliaram a ser produtivo na empresa.
Deixe um comentário ou dúvida sobre o mundo dos negócios que te auxiliarei aqui!
Posteriormente nos acompanhe para receber mais conteúdos como este, aqui.